Análise da percepção ambiental de uma análise da percepção ambiental de um grupo de alunos com necessidades especiais educacionais
PDF

Palavras-chave

Educação ambiental
Educação especial
Consciência ecológica

Como Citar

SILVA, . L. da; DINIZ, . M.; PEDROSO-DE-MORAES, . Análise da percepção ambiental de uma análise da percepção ambiental de um grupo de alunos com necessidades especiais educacionais. Revista Científica da FHO|Uniararas, Araras, SP, v. 2, n. 1, p. 1–9, 2023. DOI: 10.55660/revfho.v2i1.107. Disponível em: https://ojs.fho.edu.br:8481/revfho/article/view/107. Acesso em: 22 nov. 2024.

Resumo

Questões ambientais vêm sendo discutidas intensamente e a educação tornou-se um influente instrumento para o despertar da consciência ecológica. Entretanto é necessário que tal prática atinja a todos, inclusive alunos com necessidades educacionais especiais. O presente trabalho, que teve como objetivo analisar proposta de Educação Ambiental em uma Instituição que atende alunos com necessidades educacionais especiais, procurou sensibilizar, mobilizar e envolver os alunos nas necessidades de preservação ambiental, difundindo a cidadania ecológica. Por meio de pesquisa qualitativa, foram desenvolvidas diversas atividades relacionadas ao meio ambiente, em um período de quatro meses, para um grupo de 11 alunos, utilizando-se de diferentes instrumentos para a coleta de dados, fundamentados na pesquisa-ação. A partir da leitura do material coletado, constatou-se que a sensibilização dos alunos esteve presente em ações relatadas por professores, pela direção e pelos pais no decorrer das atividades, quando os alunos apresentaram, em diversos momentos, pensamentos críticos. Entretanto, o grupo demonstrou comportamentos e níveis de sensibilização diversificados quanto à temática, o que reforça a necessidade de uma intensificação no trabalho de Educação Ambiental para a formação e inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais.

https://doi.org/10.55660/revfho.v2i1.107
PDF

Referências

ALMEIDA, M. P. Q.; OLIVEIRA, C. I. Educação ambiental: importância da atuação efetiva da escola e do desenvolvimento de programas nesta área. Revista eletrônica do mestrado em Educação Ambiental. v. 18, jan./jul. 2007. Disponível em: http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3309/1969. Acesso em: 30 maio 2014.

BRASIL. Declaração de Salamanca e linhas de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: Ministério da Justiça/CORDE, 1994.

CAPRA, F. O ponto de mutação. São Paulo: Cultrix, 1982.

CANZIANI, M. L. B. Educação Especial: visão sobre um processo dinâmico e integrado. Curitiba: Educa, 1985.

DIAS, G. F. Educação Ambiental: princípios e práticas. 5. ed. São Paulo: Gaia, 1998.

DUTRA, M. R. O. Professores e Educação Ambiental: uma relação produtiva. 2005. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2005.

GUTIÉRREZ, F.; PRADO, C. Ecopedagogia e cidadania planetária. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

KIRK, S. A.; GALLAGHER, J. J. Educação da criança excepcional. Tradução Marílea Zanella Snvicente. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer? 2. ed. São Paulo: Moderna, 2006.

MARQUES, E. S. et al. Educação Ambiental para crianças que apresentam necessidades educacionais especiais: Síndrome de Down que participam da educação inclusiva. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOCIEDADE INCLUSIVA PUC MINAS, 4., Betim, MG. Trabalho apresentado oralmente, out. 2006.

MENDONÇA, R. Como cuidar do seu meio ambiente. 2. ed. São Paulo: Bei, 2004.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Educação inclusiva: atendimento educacional especializado para a deficiência mental. Brasília: MEC/SEESP, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/defmental.pdf. Acesso em: 30 maio 2014.

MOREIRA, M. A. Pesquisa em ensino: O vê epistemológico de Gowin. São Paulo: EPU, 1990.

OLIVEIRA, L. F. C. Uma análise das intervenções em educação ambiental numa instituição de alunos com necessidades educativas especiais. 2007. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação – FE, São Paulo, 2007.

PASQUALETTO, A.; MELO, E. L. Trilha sensitiva no memorial do cerrado da Universidade Católica de Goiás. Revista eletrônica do mestrado em Educação Ambiental. v. 18, jan./jul. 2007. Disponível em: http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3308/1968. Acesso em: 30 maio 2014.

SATO, M. Educação Ambiental. São Carlos: Rima, 2003.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 10. ed. São Paulo: Autores Associados, 2000.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Luciano Luiz da Silva; Edna Maria Diniz; Cristiano Pedroso-de-Moraes

Downloads

Não há dados estatísticos.