A experiência dos alunos com a filosofia em uma escola pública
PDF

Palavras-chave

Filosofia
Emancipação
Formação
Educação
Autonomia

Como Citar

FREITAS, . A. de; PORATO, . L.; CAMARGO, . X. de; MARCIANO, . F.; CARVALHO, .; FARIAS, . C. de; DONADEL, .; DONADELLI, . M. C.; MAIA, . da S.; ANDREETA, . A experiência dos alunos com a filosofia em uma escola pública: um caminho para a emancipação (relato técnico). Revista Científica da FHO|Uniararas, Araras, SP, v. 2, n. 1, p. 17–24, 2023. DOI: 10.55660/revfho.v2i1.111. Disponível em: https://ojs.fho.edu.br:8481/revfho/article/view/111. Acesso em: 9 out. 2024.

Resumo

Este artigo busca relatar uma experiência formativa empreendida na escola pública junto a alunos do 9o ano do Ensino Fundamental por estudantes do curso de Psicologia da Fundação Hermínio Ometto (UNIARARAS) em um projeto de extensão. Tal experiência envolveu a discussão de textos de Filosofia com os alunos a fim de que estes alcançassem uma avaliação crítica em torno de alguns temas que foram propostos, tais como os problemas acerca da liberdade e a influência da indústria cultural na vida cotidiana. Estão relatadas aqui a organização e a aplicação de quatro oficinas nas quais podem ser apontados obstáculos e conquistas quanto aos objetivos previamente traçados. O embasamento teórico adotado para as oficinas advém dos textos de Kant, Adorno e Benjamin discutidos pelos estudantes do curso de Psicologia na disciplina de Filosofia, trabalhada no 1o ano de Graduação. Concluiuse que a experiência foi extremamente válida na medida em que os alunos desenvolveram ao longo dela uma série de importantes reflexões, embora também houvesse resistências em muitos momentos, o que propiciou aos estudantes de Psicologia que empreenderam o projeto um dimensionamento mais preciso acerca das possibilidades do processo educativo na atualidade, particularmente no que se refere à conquista da autonomia.

https://doi.org/10.55660/revfho.v2i1.111
PDF

Referências

ADORNO, T. W. Educação após Auschwitz. In: Educação e Emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995.

BENJAMIN, W. Experiência e pobreza. In: Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994.

CAZUZA. Ideologia. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AuZ6ubVXOoo. Acesso em: 16 maio 2014.

CHAUÍ, M. S. O que é ideologia. São Paulo: Abril Cultural; Brasiliense, 1984. (Col. Primeiros Passos).

ENGENHEIROS DO HAWAII. Terceira do Plural. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=tVQu5CZeE8M. Acesso em: 17 out. 2013.

HORKHEIMER, M.; ADORNO, T. A indústria cultural: o esclarecimento como mistificação das massas. In: Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 1985.

KANT, I. Resposta à pergunta: Que é esclarecimento? Textos escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1982. (Texto original de 1783).

MANACORDA, M. A. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez, 2010.

RITA PAVONE. Bella Ciao. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Z-c9iVyUN7I. Acesso em: 5 out. 2013.

SARTRE. J. P. O Existencialismo é um humanismo. São Paulo: Abril Cultural, 1973.

YOU TUBE. Comercial Fiat Linea. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_hYyUueApk4. Acesso em: 2 out. 2013.

YOU TUBE. Mr. Músculo Limpador Perfumado. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=VRLAlZkPD60. Acesso em: 16 out. 2013.

YOU TUBE. Trecho do filme Além do cidadão Kane. Direção de Simon Hartog. 1993. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SppO7acMs48. Acesso em: 18 out. 2013.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Nivaldo Alexandre de Freitas; Alana Larissa Porato; Bruno Xavier de Camargo; Carina Fernanda Marciano; Glauce Carvalho; Jessica Costa de Farias; Joyce Donadel; Letícia Maiara Cozar Donadelli; Manuelly da Silva Maia; Rafaella Andreeta

Downloads

Não há dados estatísticos.