Resumo
O crescimento do setor da construção civil, apesar de ter aumentado, consideravelmente, entre os anos de 1994 e 2014, tem mostrado uma deficiência no que diz respeito à qualidade, custo e prazo. Fato esse que ocorre, muitas vezes, devido à falta de conciliação entre a obra e o setor de planejamento, ou até mesmo à falta de aplicação de métodos e de modelos de gestão eficazes. Com base nesse contexto, este trabalho propõe analisar o modelo de gestão seguido por uma construtora, identificar os principais problemas, analisar suas causas e propor alguns pontos de melhoria que podem alcançar resultados satisfatórios. Percebe-se a importância da utilização de ferramentas de planejamento e controle no desígnio de se obter melhorias durante a gestão de uma obra da construção civil. A identificação dos principais problemas e a análise de suas causas torna-se o primeiro passo para a reversão de um quadro que se apresenta caótico. Com isso, é possível a implantação de planos de ações que possibilitem o andamento do modelo de gestão, a fim de se atingir os objetivos mais almejados pelas organizações: cumprir prazos, reduzir custos e produzir com qualidade.
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