Levantamento e análise do conhecimento prévio dos alunos do 9º ano do ensino fundamental referentes à origem do oxigênio durante o processo de fotossíntese
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Palavras-chave

Fotossíntese
Oxigênio
Respiração
Ensino
Biologia
Conceitos prévios

Como Citar

OLIVEIRA, . L. Levantamento e análise do conhecimento prévio dos alunos do 9º ano do ensino fundamental referentes à origem do oxigênio durante o processo de fotossíntese. Revista Científica da FHO|Uniararas, Araras, SP, v. 1, n. 2, p. 1–6, 2013. DOI: 10.55660/revfho.v1i2.116. Disponível em: https://ojs.fho.edu.br:8481/revfho/article/view/116. Acesso em: 9 out. 2024.

Resumo

Verificar o conhecimento prévio dos alunos em relação a um determinado conteúdo é de extrema importância, pois, através deste conhecimento, o professor deve elaborar estratégias para que o aluno tenha um maior aproveitamento no processo de ensino aprendizagem. Esse trabalho verificou o nível de conhecimento prévio dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental em relação à origem da molécula de oxigênio utilizada no processo de respiração. Para tanto, foi aplicado um questionário sobre o tema a 33 alunos. Observou-se, através da análise dos resultados, que grande parte dos alunos tem dificuldade em relacionar o oxigênio
utilizado na respiração com o processo de fotossíntese. Somente um aluno relacionou o oxigênio com a molécula de água utilizada na fotossíntese, mas não soube justificar como isso ocorre. O estudo mostra que os alunos já têm um conhecimento em relação ao
processo de fotossíntese, mas 49% dos alunos não souberam responder ou responderam de forma equivocada em relação à origem do oxigênio na atmosfera; também não relacionaram o átomo de oxigênio presente na molécula de água com a molécula utilizada na respiração. 

https://doi.org/10.55660/revfho.v1i2.116
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Referências

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