Acessibilidade e inclusão urbana
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Palavras-chave

Psicologia
Acessibilidade
Desenvolvimento sustentável

Como Citar

LACERDA, . A. D. B. de; PACHECO, . H.; DIAS, . S. Acessibilidade e inclusão urbana : ODS 11 e as contribuições da psicologia para a efetivação dessas metas. Revista Científica da FHO|Uniararas, Araras, SP, v. 9, n. 1, p. 53–62, 2021. DOI: 10.55660/revfho.v9i1.12. Disponível em: https://ojs.fho.edu.br:8481/revfho/article/view/12. Acesso em: 9 out. 2024.

Resumo

Tomando como referência os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), notamos que o ODS 11 centraliza suas ações e metas na premissa de tornar as cidades, comunidades e os assentamentos urbanos inclusivos, seguros e sustentáveis. Assim, o objetivo do presente trabalho é propor uma reflexão
sobre o ODS11, articulando as metas compreendidas nele e a inclusão social de pessoas com deficiência em ambientes públicos, sob a ótica da Psicologia. Partindo desse princípio, esta pesquisa configura-se como sendo de natureza qualitativa, exploratória de revisão bibliográfica narrativa. Entende-se que as pessoas com deficiência não possuem a limitação em si, como foi considerado por muito tempo com base no modelo médico da deficiência, mas que as incapacidades são fruto da interação dessas pessoas com os ambientes inacessíveis e não inclusivos. Diante dessa perspectiva, acredita-se que a Psicologia pode contribuir efetivamente para essa temática, no que diz respeito à conscientização dos cidadãos sobre a importância da inclusão, mobilidade e acessibilidade urbana, como também assegurando que os direitos das pessoas com
deficiência sejam garantidos.

https://doi.org/10.55660/revfho.v9i1.12
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