Resumo
O tema inclusão tem decorrido de muita polêmica no sistema educacional brasileiro por conta da complexidade de fatores a serem analisados para a sua implantação. Dentro deste contexto, buscando compreender esta realidade e encontrando este desafio no campo de atuação profissional, no qual é apresentado um aluno com hemiparesia, este estudo procurou responder o seguinte problema de pesquisa: “como ocorre o processo de inclusão de um aluno com Hemiparesia em uma escola de curso técnico profissionalizante da rede pública de ensino FAETEC na cidade de Duque de Caxias”. Esta pesquisa busca analisar a inclusão escolar deste aluno, sendo delimitado como parte de investigação o ambiente escolar. Para a coleta de dados foram utilizadas estratégias da metodologia de abordagem qualitativa, sendo que para a obtenção de dados serão utilizadas as técnicas de observação, entrevista e análise documental. A análise dos dados foi apoiada em autores como Carvalho (2003), Correia (1999) e Faccion(2005). Tais contribuições foram importantes para o processo inclusivo, considerando suas limitações e possibilidades. Os resultados mostraram que a inclusão deste aluno é idealizada pela escola, mas sua realização depende de uma ressignificação do sistema escolar e, principalmente, do contexto de inclusão escolar. O fator principal desta pesquisa não é tão somente apresentar uma crítica ao modelo de inclusão estudado, mas fornecer subsídios que venham a contribuir para fortalecer sua efetivação no ambiente escolar.
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