Clima organizacional
PDF

Palavras-chave

Clima organizacional
Cultura organizacional
Gestão de pessoas

Como Citar

BEGNAMI, . L. V.; ZORZO, . Clima organizacional: percepções e aplicabilidade. Revista Científica da FHO|Uniararas, Araras, SP, v. 1, n. 2, p. 38–47, 2013. DOI: 10.55660/revfho.v1i2.123. Disponível em: https://ojs.fho.edu.br:8481/revfho/article/view/123. Acesso em: 22 nov. 2024.

Resumo

A proposta deste trabalho é conhecer por meio da revisão bibliográfica os conceitos de clima organizacional e sua aplicabilidade como instrumento de gestão, refletir sobre as percepções dos colaboradores em relação à organização, com o objetivo de melhorar a qualidade das relações interpessoais, ambientais, no desempenho da produção e serviços e tomada de decisão. No atual contexto da globalização, as organizações sofreram grandes impactos em sua constituição no que se refere ao modo de produção e relações no trabalho. Os desafios são enfrentados por quem trabalha com ela e para ela; por isso, na gestão de pessoas é imprescindível estar atento ao clima e a cultura organizacional. A cultura organizacional se concretiza, pelo comportamento da organização, das relações e valores, que se estabelecem em redes organizadas e formam os referenciais para os comportamentos sociais, em que é possível prever o desempenho individual e coletivo no ambiente organizacional. O clima organizacional é o indicador do grau de satisfação dos colaboradores em relação aos diferentes aspectos da cultura da organização. A leitura do clima organizacional se torna um importante instrumento para conhecer e compreender o ambiente interno, a partir do mapeamento de suas necessidades, percepções, aspectos motivacionais, apuração dos pontos fortes, deficiências, expectativas dos colaboradores. Dentro da estrutura organizacional, compete ao setor de RH (Recursos Humanos) a responsabilidade da mensuração, é recomendável que seja compartilhada por profissionais de diferentes áreas de formação e setores. A pesquisa do clima organizacional aplicada, de forma consciente e metódica, torna-se instrumento que assegura consistência nas mudanças, na busca por eficiência, eficácia e qualidade em seus produtos e serviços, podendo ser realizado por diferentes técnicas. Assim, conclui-se que as pesquisas de clima organizacional, como instrumento de gestão de pessoas representa grande aliada na capacidade de sustentabilidade, e quebra de paradigmas, levando a organização à mudança e inovação.

https://doi.org/10.55660/revfho.v1i2.123
PDF

Referências

APA. Encyclopedia of Psychology. United States: American Psychological Association, 2010.

ASHKANASY, M. W. C. P. M.; PETERSON, M. F. Handbook of organization culture and climate. Thousand Oaks: Sage, 2000.

BITTENCOURT, D. F. de. Gestão estratégica de pessoas nas organizações públicas: livro didático; design instrucional. Palhoça: UnisulVirtual, 2008.

CHIAVENATO, I. Os novos paradigmas: como as mudanças estão mexendo com as empresas. São Paulo: Atlas, 1996.

CHIAVENATO, Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

CHIAVENATO, Recursos Humanos: o capital humano das organizações. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

CHIAVENATO, Administração de Recursos Humanos: fundamentos básicos, 5. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

CODA, R. Pesquisa de Clima organizacional e gestão estratégica de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 1997.

LEWIN, K. Teoria de Campo em Ciência Social. São Paulo: Livraria Pioneira, 1951.

LEWIN. K; LIPPITT, R.; WHITE, R. K. Patterns of agressive behavior in experimentally created social climates. Journal of Social Psycology, 1939.

LUZ, R. Gestão do Clima Organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.

NASSAR, P. História e cultura organizacional. Revista Comunicação Empresarial, n. 36, 2000.

OLIVEIRA, W. M. Perfil analítico-descritivo da pesquisa sobre clima organizacional em Instituições de Ensino Superior. 1996. Tese (Doutorado em Administração Escolar) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996.

RESENDE, E.; BENAITER, P. R. Gestão de clima organizacional: uma ferramenta de melhoria continua que leva em conta as pessoas. São Paulo: Ênio Resende & Associados, 1997.

XAVIER, R. Gestão de Pessoas na prática: os desafios e as soluções. São Paulo: Gente, 2006.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2013 Maria Luiza Vechetin Begnami; Adalberto Zorzo

Downloads

Não há dados estatísticos.