Atuação da enfermagem no trauma pre-hospitalar
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Palavras-chave

Educação em enfermagem
Enfermagem em emergência
Ensino

Como Citar

ROTTA, . N.; FOGAÇA, . F. Atuação da enfermagem no trauma pre-hospitalar: estratégias de ensino-aprendizagem na formação profissional. Revista Científica da FHO|Uniararas, Araras, SP, v. 8, n. 1, p. 73–79, 2020. DOI: 10.55660/revfho.v8i1.13. Disponível em: https://ojs.fho.edu.br:8481/revfho/article/view/13. Acesso em: 9 out. 2024.

Resumo

A capacitação profissional sempre foi tema de discussão na área da saúde, em especial na enfermagem, que, por estar envolvida em todas as etapas do cuidado, acaba sendo exposta em diversas situações, nem sempre positivas. O profissional que atuará no trauma préhospitalar precisa estar apto a agir com prontidão em situações inesperadas, garantindo sua segurança, da equipe e da vítima, focado em um atendimento completo sem perder a atenção ao entorno e mantendo uma comunicação adequada com a regulação. É fundamental que a metodologia formativa garanta embasamento teórico, desenvolvimento de segurança, destreza, habilidade técnica, autonomia, iniciativa, visão crítica, raciocínio rápido e comunicação eficaz para os alunos. O objetivo é de discutir sobre estratégias de ensino-aprendizagem que melhor contribuem para a formação da equipe de Enfermagem que atuará no trauma pré-hospitalar, explanando suas competências (habilidades, conhecimentos e atitudes), para o sucesso profissional. Foi realizado a revisão literária em artigos científicos. As metodologias ativas representam uma ferramenta importante para a melhoria do ensino e para o desenvolvimento da autonomia do aluno, que podem ser facilmente aplicadas na área da Enfermagem e os principais recursos para a aplicação são criatividade e capacidade de mediação do docente. Conclui-se que essas metodologias ampliam a  visão dos futuros profissionais, tornando-os perceptivos e resolutivos diante das necessidades sociais.

https://doi.org/10.55660/revfho.v8i1.13
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