Estratégias de operações no setor de serviços
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Palavras-chave

Estratégia competitiva
Modelo das 5 forças de Porter
Cooperativa de saúde

Como Citar

TEIXEIRA, . T.; ROMANO, . L.; VALDES, . E.; MORAES, . Estratégias de operações no setor de serviços: o caso das operadoras de plano de saúde. Revista Científica da FHO|Uniararas, Araras, SP, v. 1, n. 1, p. 18–29, 2013. DOI: 10.55660/revfho.v1i1.133. Disponível em: https://ojs.fho.edu.br:8481/revfho/article/view/133. Acesso em: 9 out. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de avaliação das estratégias competitivas adotadas por um grupo de cooperativas médicas que atua no interior de São Paulo. O trabalho proporciona um melhor entendimento sobre como são articuladas as estratégias de negócios no mercado de serviços de saúde. O grupo analisado conta com uma significativa área de abrangência, na qual são necessárias diferentes estratégias para atender mercados diversificados. Para essa análise, foi utilizado o modelo das 5 forças desenvolvido por Porter. Entre as importantes constatações do estudo, verificou-se que a competição entre as empresas existentes é o fator que gera maior disputa pelo mercado. Além disso, observou-se que quanto maior for o grupo de clientes reunidos, maior será seu poder de negociação. Não se verificou a existência de substitutos diretos para os serviços. Há, porém, outras opções, tanto públicas quanto privadas.

https://doi.org/10.55660/revfho.v1i1.133
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