Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores
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Palavras-chave

Formação de professores
Tecnologias no ensino
Interação entre professores e alunos

Como Citar

ALVARENGA, . E. A. Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores. Revista Científica da FHO|Uniararas, Araras, SP, v. 1, n. 1, p. 30–39, 2013. DOI: 10.55660/revfho.v1i1.134. Disponível em: https://ojs.fho.edu.br:8481/revfho/article/view/134. Acesso em: 9 out. 2024.

Resumo

A Educação a Distancia ou ensino mediado por recursos tecnológicos tem sido recomendada a um grande número de pessoas, principalmente a professores de Educação Básica que não realizaram um curso superior. Essa recomendação tem sido alvo de muitas críticas e polêmicas, principalmente no que se refere à metodologia do curso, à adequação dos materiais, à preparação dos docentes e tutores e, consequentemente, à eficácia no processo de ensino e aprendizagem e formação. O presente estudo teve como objetivo analisar como Tecnologias da Informação e Comunicação, mais especificamente o computador, a teleconferência e a videoconferência, foram didaticamente usadas no curso de formação continuada de professores intitulado PEC-Formação Universitária. Participaram do estudo 228 pessoas envolvidas com o curso, sendo 190 alunos que o realizaram na cidade de Campinas-SP, 11 tutores desses alunos, 10 docentes que atuaram com alunos do polo desse município e 17 profissionais envolvidos com o gerenciamento e desenvolvimento do curso. Os dados foram coletados presencialmente por meio de questionários, entrevistas semiestruturadas e observações, sendo analisados quantitativa e qualitativamente. Os resultados mostraram que o uso de tecnologias consideradas interativas não foi suficiente para garantir a interação ou comunicação entre professores e alunos. O recurso da videoconferência permitia que professores e alunos pudessem compartilhar ideias e experiências em tempo real, mas isso não acontecia com a frequência que poderia. As ferramentas de comunicação do ambiente virtual de aprendizagem utilizado também não foram muito exploradas. Entende-se que a educação que envolve o uso de tecnologias requer não somente disponibilização e manutenção de equipamentos e capacitação para que aqueles que farão o curso saibam manuseá-las, mas cuidados pedagógicos, ou seja, uma preocupaçãoconstante com a qualidade do conteúdo e da interação entre professores e alunos.

https://doi.org/10.55660/revfho.v1i1.134
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