Bullying nas aulas de educação física
PDF

Palavras-chave

Bullying
Educação física escolar
Violência escolar

Como Citar

OLIVEIRA, . G. de; SILVA, . da; GUILHERME, . C. F.; BRIGATTI, . E. . Bullying nas aulas de educação física: análise de casos sob a ótica docente. Revista Científica da FHO|Uniararas, Araras, SP, v. 1, n. 1, p. 77–85, 2023. DOI: 10.55660/revfho.v1i1.138. Disponível em: https://ojs.fho.edu.br:8481/revfho/article/view/138. Acesso em: 22 nov. 2024.

Resumo

Bullying é uma palavra de origem inglesa, utilizada para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo, com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo. Essas agressões podem acontecer de duas maneiras: verbal e/ou fisicamente, e ambas podem acarretar danos irreparáveis às vítimas, ocasionando prejuízos à saúde física e mental tanto no presente quanto no futuro dessas pessoas. Este trabalho teve como objetivo descobrir se existem casos de bullyingnas aulas de Educação Física, quais os tipos e a frequência com que eles acontecem, para se saber a atitude dos professores diante desses casos. Este estudo foi desenvolvido com uma pesquisa bibliográfica e de campo, de natureza qualitativa, de método descritivo, utilizando-se como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado, respondido por 16 professores de Educação Física, em um período de quatro semanas em seis diferentes escolas públicas e privadas. Os resultados obtidos mostram que são frequentes as ocorrências de bullying no decorrer das aulas de Educação Física, que os professores estão cientes das agressões e de suas consequências e que eles têm encaminhado esses casos à direção, para que sejam tomadas as providências cabíveis.

https://doi.org/10.55660/revfho.v1i1.138
PDF

Referências

ALMEIDA, S. B. de; CARDOSO, L. R. D.; COSTAC, V. V. Bullying: conhecimento e prática pedagógica no ambiente escolar. Psicologia e Argumento, Curitiba, v. 27, n. 58, p. 201-206, jul./set. 2009.

ALMEIDA, A.; LISBOA, C.; CAURCEL, M. J. ¿Por quéocurrenlos malos tratos entre iguales? Explicacionescausales de adolescentes portugueses y brasileños. Revista Interamericana de Psicologia, p. 107-118, 2007.

BOTELHO, G. R.; SOUZA, C. M. J. Bullying e Educação Física na escola: Características, casos, consequências e estratégias de intervenção. Revista de Educação Física, n. 139, p. 58-70, dez. 2007.

CREF. O bullying nas aulas de Educação Física, Revista EF, São Paulo, ano 11, n. 37, p. 12-15, set. 2010.

CUNHA, M. J.; WEBER, D. N. L. Bullying escolar e estilos parentais. In: STARLING, R. R. (org.). Sobre cognição e comportamento. Santo André: ESETec Editores Associados, 2007.

CUNHA, M. J.; WEBER, D. N. L. Agressão e vitimização entre pares: Bullying e suas relações com a depressão na adolescência. In: STARLING, R. R. (org.). Sobre cognição e comportamento. Santo André: ESETec Editores Associados, 2007.

FANTE, C. Fenômeno Bullying. São Paulo: Atlas, 2005.

LAKATOS, M. E.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1992.

MARQUES, Carolina. Manual ensina a identificar se seu filho está praticando ou é vítima de Bullying. 2011. Disponível em: www.extra.globo.com>. Acesso em: 17 abr. 2011.

SILVA, A. B. B. Mentes perigosas nas escolas: bullying. São Paulo: Fontamar, 2010.

SILVA, M. F. B. A violência escolar (fenômeno Bullying) no contexto gestão e democrática. 2009. Dissertação (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.

STARLING, R. R. (org.). Sobre Comportamento e Cognição. Santo André: ESETec Editores Associados, 2007.

THOMAS, R. J.; NELSON, K. J. Métodos de pesquisa em atividade física. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2013 Jéssica Gomes de Oliveira, Juliana da Silva, Cláudia Cristina Fiorio Guilherme, Maria Elisete Brigatti

Downloads

Não há dados estatísticos.