Autoavaliação
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Palavras-chave

EaD
Ensino-aprendizagem
Avaliação
Autoavaliação

Como Citar

RAMIROS, . L. Autoavaliação: um aspecto importante no processo de ensino-aprendizagem em EAD . Revista Científica da FHO|Uniararas, Araras, SP, v. 2, n. 1, p. 78–85, 2023. DOI: 10.55660/revfho.v2i1.139. Disponível em: https://ojs.fho.edu.br:8481/revfho/article/view/139. Acesso em: 9 out. 2024.

Resumo

Pode-se dizer que a evolução constante da área educacional, não só da modalidade a distância, mas também da presencial, já que tanto os professores quanto os alunos desempenham novos papéis e a transmissão do conhecimento já não é considerada a forma mais eficaz e única de formar sujeitos, exige uma mudança de paradigma na área da avaliação, transformando a cultura da prova na cultura da avaliação. Acredita-se que os alunos, professores e responsáveis pelo apoio pedagógico que sustenta os cursos em EaD devam considerar os processos avaliativos não como meros instrumentos de aprovação ou reprovação, mas como mecanismos capazes de diagnosticar e definir o caminho mais adequado à aprendizagem e ao desenvolvimento do aluno. A autoavaliação nos moldes que propõe este trabalho, ou seja, de acordo com currículos flexíveis, utilizandose das novas tecnologias e com base na autonomia de aprendizagem, possibilita a autorrealização do aluno, pois ele passa a ser movido pelo sentimento de que é capaz de agir e atingir suas metas, desenvolvendo, então, a valorização do “eu”.

https://doi.org/10.55660/revfho.v2i1.139
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