Resumo
Pode-se dizer que a evolução constante da área educacional, não só da modalidade a distância, mas também da presencial, já que tanto os professores quanto os alunos desempenham novos papéis e a transmissão do conhecimento já não é considerada a forma mais eficaz e única de formar sujeitos, exige uma mudança de paradigma na área da avaliação, transformando a cultura da prova na cultura da avaliação. Acredita-se que os alunos, professores e responsáveis pelo apoio pedagógico que sustenta os cursos em EaD devam considerar os processos avaliativos não como meros instrumentos de aprovação ou reprovação, mas como mecanismos capazes de diagnosticar e definir o caminho mais adequado à aprendizagem e ao desenvolvimento do aluno. A autoavaliação nos moldes que propõe este trabalho, ou seja, de acordo com currículos flexíveis, utilizandose das novas tecnologias e com base na autonomia de aprendizagem, possibilita a autorrealização do aluno, pois ele passa a ser movido pelo sentimento de que é capaz de agir e atingir suas metas, desenvolvendo, então, a valorização do “eu”.
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