Educação não formal
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Palavras-chave

Educação não formal
Libertação
Transformação

Como Citar

OLIVEIRA, . C. de; DIAS, . S. Educação não formal: instrumento de liberação e transformação?. Revista Científica da FHO|Uniararas, Araras, SP, v. 5, n. 2, p. 1–9, 2017. DOI: 10.55660/revfho.v5i2.140. Disponível em: https://ojs.fho.edu.br:8481/revfho/article/view/140. Acesso em: 9 out. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso, realizada em contextos de educação não formal que teve por objetivo refletir acerca de educação não formal como instrumento de libertação e transformação social, a partir da perspectiva de profissionais de psicologia. Assumiu-se como fundamentos teóricos, os pressupostos da educação libertadora de Paulo Freire. Adotou-se como método o materialismo históricodialético, a fim de possibilitar a interpretação e análise do fenômeno estudado. Para o levantamento dos dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três psicólogas de diferentes instituições educativas não formais. As informações coletadas foram sistematizadas em categorias com base na Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciaram, com base nos relatos das profissionais de psicologia, que a educação não formal configura-se como um primeiro passo no processo de libertação e transformação na vida daqueles que integram os espaços educativos não formais, no entanto, fica o questionamento se essa modalidade educativa, enquanto instrumento na prática cotidiana participantes efetivamente colaborado para a formação humana, de maneira mais integral e abrangente, sobretudo, no sentido de romper com as estruturas sociais desiguais, para a superação das situações e condições de opressão a que estão submetidos.

https://doi.org/10.55660/revfho.v5i2.140
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