A educação na primeira infância segundo as matrizes epistemológicas da educação
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Palavras-chave

Fundamentos da educação
Perspectivas pedagógicas
Educação infantil

Como Citar

LEITE, . S. T.; GONÇALVES, . E.; MERCADANTE, . K. A educação na primeira infância segundo as matrizes epistemológicas da educação . Revista Científica da FHO|Uniararas, Araras, SP, v. 5, n. 1, p. 30–36, 2017. DOI: 10.55660/revfho.v5i1.165. Disponível em: https://ojs.fho.edu.br:8481/revfho/article/view/165. Acesso em: 9 out. 2024.

Resumo

Esta pesquisa apresenta uma abordagem histórica acerca de algumas das principais correntes filosóficas da Educação, tendo como ponto de partida as perspectivas pedagógicas advindas do Positivismo e do Funcionalismo, seguindo-se pela investigação das Teorias Marxistas, das influências do Liberalismo e do Neoliberalismo e, finalmente, das concepções Pós-estruturalistas. A partir deste estudo, surgem os questionamentos: O que se propõe à Educação Infantil nas matrizes epistemológicas da Educação, segundo seus criadores? Qual o conceito de infância contido nestas matrizes? O objetivo desta pesquisa é, portanto, investigar como a Educação Infantil é concebida pelos principais criadores das correntes filosóficas já mencionadas, ressaltando-se as concepções de infância que alimentam cada matriz epistemológica analisada. Observa-se que, embora haja preocupação com a Educação Infantil em todas as vertentes filosóficas estudadas, as concepções distinguem-se enfaticamente. Este estudo mostra-se relevante para as pesquisas na área da Educação, especialmente para as investigações acerca dos fundamentos da Educação Infantil.

https://doi.org/10.55660/revfho.v5i1.165
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