Voluntários do curso de graduação em enfermagem na campanha de vacinação contra Covid-19: Relato de experiência
PDF

Palavras-chave

infecções por coronavírus;
vacinação;
enfermagem;

Como Citar

BAPTISTELLA, . M. .; BRITO, . V. de .; THOMAZINI, . M. S. .; MARCONATO, . M. P. .; PINTO, . L. .; BUENO DA SILVA, . . Voluntários do curso de graduação em enfermagem na campanha de vacinação contra Covid-19: Relato de experiência. Revista Científica da FHO|Uniararas, Araras, SP, v. 10, n. 1, p. 21–27, 2023. DOI: 10.55660/revfho.v10i1.177. Disponível em: https://ojs.fho.edu.br:8481/revfho/article/view/177. Acesso em: 9 out. 2024.

Resumo

A covid-19 é uma infecção respiratória aguda causada pelo vírus SARS-CoV-2. Em função da elevada taxa de transmissibilidade, o Brasil acumula mais de 22 milhões de casos confirmados da doença e mais de 600 mil mortes. O Programa Nacional de Imunização (PNI) adotou como uma das estratégias de enfrentamento à covid-19 a vacinação. No município de Araras, no estado de São Paulo, a campanha de vacinação teve início no dia 22 de janeiro de 2021, direcionada ao grupo de profissionais da saúde que atuavam na linha de frente. Objetivo Este trabalho tem como objetivo descrever a vivência dos discentes do quarto ano do curso de graduação em Enfermagem de um centro universitário filantrópico na atuação na campanha de vacinação contra a covid-19 em um município localizado no interior paulista. Método Trata-se de um estudo qualitativo exploratório do tipo relato de experiência, desenvolvido pelos alunos do curso de graduação. Resultado Os participantes auxiliaram na aplicação das doses na população desde o início da campanha e tiveram a oportunidade de explorar e aprimorar suas habilidades, contemplando o tripé da universidade: ensino, pesquisa e extensão. Conclusão Essa vivência permitiu o desenvolvimento de características como responsabilidade, empatia, habilidade técnica e empoderamento profissional dos discentes em atividades práticas.

https://doi.org/10.55660/revfho.v10i1.177
PDF

Referências

AHMED, W. et al. First confirmed detection of SARS-CoV-2 in untreated wastewater in Australia: a proof of concept for the wastewater surveillance of covid-19 in the community. Science of The Total Environment, v. 728, 138764, p. 1-8, 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0048969720322816. Acesso em: 17 mar. 2023.

AUGUSTO, P. dos S. et al. As repercussões históricas da pandemia da gripe Influenza A (H1N1) no Brasil. História da Enfermagem, v. 11, n. spe, p. 28-38, 2020. Disponível em: http://here.abennacional.org.br/here/v11/especial/a3.pdf. Acesso em: 17 mar. 2023.

BARRETO, D. G. et al. Simulação realística como estratégia de ensino para o curso de graduação em enfermagem: revisão integrativa. Revista Baiana de Enfermagem‏, v. 28, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/8476. Acesso em: 10 nov. 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Coronavírus Brasil. Ministério da Saúde, c2023. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/. Acesso em: 4 abr. 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 – PNO. Ministério da Saúde, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/vacinas/plano-nacional-de-operacionalizacao-da-vacina-contra-a-covid-19. Acesso em: 4 abr. 2022.

GARCIA, L. R. et al. A importância da vacinação no combate ao sarampo. Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 6, p. 16849-16857, 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/article/view/20325. Acesso em: 10 nov. 2021.

MASSARANI, L. et al. Narrativas sobre vacinação em tempos de fake news: uma análise de conteúdo em redes sociais. Saúde e Sociedade, v. 30, n. 2, 2021. Disponível em: https://scielosp.org/article/sausoc/2021.v30n2/e200317/. Acesso em: 16 nov. 2021.

MESQUITA, J. A. B.; FERREIRA, A. C. B. H. Não adesão à vacinação: uma revisão integrativa da literatura. Revista Científica Pro Homine, v. 5, n. 1, p. 46-64, 2023. Disponível em: http://rcph.unilavras.edu.br/index.php/PH/article/view/138. Acesso em: 17 mar. 2023.

NG, S. C; TILG, H. Covid-19 and the gastrointestinal tract: more than meets the eye. Gut, v. 69, n. 6, p. 973-974, 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32273292/. Acesso em: 15 dez. 2021.

OLIVEIRA, K. K. D. de et al. Nursing Now and the role of nursing in the context of pandemic and current work. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 42, n. spe, 2021. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33084790/. Acesso em: 19 nov. 2021.

PEREIRA, M. D. et al. A pandemia de covid-19, o isolamento social, consequências na saúde mental e estratégias de enfrentamento: uma revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. 1-35, e652974548, 2020. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/download/493/960. Acesso em: 18 mar. 2023.

RODRIGUES, J. Z. et al. A importância da aula prática na formação do profissional de enfermagem: um relato de experiência. Revista Panorâmica On-Line, v. 19, p. 99-110, ago./dez. 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/330675395_a_importancia_da_aula_pratica_na_ formacao_do_profissional_de_enfermagem_um_relato_de_experiencia_importance _of_class_practice_in_nursing_courses_an_account_of_experience. Acesso em: 12 maio 2021.

SÃO PAULO. Secretaria de Estado da Saúde. Plataforma Vacivida. Vacina Já SP, 2022. Disponível em: https://vacinaja.sp.gov.br/vacinometro/. Acesso em: 4 abr. 2022.

SILVA, C. M. et al. Covid-19 pandemic, emergency remote teaching and Nursing Now: challenges for nursing education. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 42, n. spe, 2021.

Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/1735. Acesso em: 16 nov. 2021.

TEIXEIRA, A. Fake news contra a vida: desinformação ameaça vacinação de combate à febre amarela. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21972?mode=full. Acesso em: 12 nov. 2021.

TONHOM, S. F. da R.; MORAES, M. A. A. de; PINHEIRO, O. L. Formação de enfermeiros centrada na prática profissional: percepção de estudantes e professores. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 37, n. 4, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/5Mv39yJbv4hwc8CY7bRfPnQ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 16 nov. 2021.

WORLD HEALTH ORGANIZATION – WHO. WHO Coronavirus (Covid-19) Dashboard. WHO (COVID-19) Homepage, c2021. Disponível em: https://covid19.who.int/. Acesso em: 16 nov. 2021.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Downloads

Não há dados estatísticos.