Características, produção e comercialização do iogurte no Brasil
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Palavras-chave

iogurte;
comercialização
processo produtivo

Como Citar

SEREIA, . O. P. .; LIMA, . de .; ANDRADES, . R. de . Características, produção e comercialização do iogurte no Brasil. Revista Científica da FHO|Uniararas, Araras, SP, v. 10, n. 1, p. 38–44, 2023. DOI: 10.55660/revfho.v10i1.201. Disponível em: https://ojs.fho.edu.br:8481/revfho/article/view/201. Acesso em: 9 out. 2024.

Resumo

Produzido por meio da fermentação de uma cultura mista dos microrganismos Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus, o iogurte é um derivado lácteo que tem características sensoriais e físico-químicas próprias, podendo ser classificado como um líquido espesso, branco e levemente ácido. Destaca-se por ser um dos alimentos mais consumidos atualmente pela população mundial, tendo grande relevância para os hábitos alimentares, visto que apresentam nutrientes indispensáveis ao bem-estar humano. Considerando sua crescente importância no mercado nacional, a produção em larga escala necessita de técnicas muito bem fundamentadas para garantir qualidade produtiva e, posteriormente, analítica, acarretando assim num produto sem interferentes microbiológicos, sensoriais ou físicos. Tal como também é necessário garantir boa procedência de matérias-primas e material para embalagem. Logo, a satisfação do consumidor final será apenas consequência de bons hábitos ligados ao processo produtivo correto do derivado lácteo. O potencial de mercado do iogurte no Brasil é grande, pois a busca por uma dieta mais saudável é o principal motor que alavanca seu comércio. Assim, o presente trabalho teve como objetivo revisar e compreender a produção, as características e o comércio de iogurtes no Brasil. Para tal, foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo, fundamentada em revisões literárias por meio de consulta a banco de dados, artigos, periódicos e legislações vigentes sobre o assunto proposto. Dessa forma, evidenciou-se a produção do iogurte e de suas características, salientando a importância de garantir a qualidade de seu processo produtivo até o consumo próprio, o qual tem se tornado um segmento significativo dentro do setor de alimentos brasileiro.

https://doi.org/10.55660/revfho.v10i1.201
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