Resumo
Considera-se a infância a fase mais importante da vida de um sujeito. Esta fase é o período no qual as crianças começam a desenvolver suas funções cognitivas, biológicas e psicossociais. Estão implicadas neste desenvolvimento questões biológicas e ambientais. O núcleo familiar é primordial nesse processo do desenvolvimento social e cognitivo. Este artigo faz uma análise das consequências comportamentais e cognitivas causadas no desenvolvimento de crianças e adolescentes acolhidas institucionalmente. Relaciona este desenvolvimento com a Neuropsicologia, por análise de caráter exploratório e explicativo. Ele proporcionará ao leitor maior familiaridade com o problema estudado, identificando os fatores que determinam ou contribuem para ocorrência dos fenômenos estudados. A metodologia utilizada foi a Revisão Bibliográfica de artigos que versam sobre o tema, constituído principalmente de livros e artigos científicos.
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 70. ed. Tradução de L. A. Antero e A. Pinheiro, Lisboa: 1977.
BARROS, P. M.; HAZIN, I. Avaliação das funções executivas na infância: revisão dos Conceitos e Instrumentos, 2013, p. 13-22. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-12472013000100003. Acesso em: 07 nov. 2023.
BRASIL. Conselho Nacional da Criança e do Adolescente (Conanda) e Conselho Nacional de Assistência nacional (CNAS). Orientações técnicas para os serviços de acolhimento para crianças e adolescentes. Brasília, 2009. Disponível em: https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Cadernos/orientacoes-tecnicas-servicos-de-alcolhimento.pdf. Acesso em: 23 set. 2023.
BRASIL. Lei n. 8.069, de 13 de Julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 02 nov. 2023.
COSTA, D. I. et al. Avaliação neuropsicológica da criança. Rev. Sociedade Brasileira de Pediatria, 2004. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/jped/a/85ZxLGdktF3bWxMtf6vRwgP/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 27 nov. 2023.
FONSECA, P. N. et al. O impacto do acolhimento institucional na vida de adolescentes. Rev. Psicopedagógica. 2017. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862017000300006.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/150/o/Anexo_C1_como_elaborar_projeto_de_pesquisa_-_antonio_carlos_gil.pdf . Acesso em: 10 nov. 2023.
JUNIOR, C. A.; MELO, L. B. R. Integração de três conceitos: Função executiva, memória de trabalho e aprendizado. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 2011, p. 309-314. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/6DKfm4zCwjc6QRtrXGqjGtQ/?lang=pt. Acesso em: 16 nov. 2023.
PECHTEL, P.; PIZZAGALLI, D. A. Efeito do estresse na infância nas funções cognitivas e afetiva: uma revisão integrada na literatura humano. National Library of Medicine, 2011, 55-70. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20865251/. Acesso em: 18 nov. 2023.
SIQUEIRA, A. C.; DELL’AGLIO, D. D. O impacto da institucionalização na infância e na adolescência: uma revisão de literatura. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-71822006000100010. Acesso em: 19 jun. 2024.
SISTEMA Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA). Disponível em: https://paineisanalytics.cnj.jus.br/single/?appid=ccd7205689994434b913f74b5b5b31a2&sheet=4f1d943500b14c8cbeb78ed9dba4e45a&opt=currsel&select=clearall. Acesso em: 21 nov. 2023.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Adriana Pozzobon de Souza Luiz, Caroline Oliveira de Andrade, Livia Stocco Sanches Valentin