O uso do jogo digital MENTALPLUS® para o rastreio na identificação de dificuldades de aprendizagem
PDF

Palavras-chave

Jogo digital
MentalPlus®
Aprendizagem

Como Citar

PITTOLIV, . M. M.; MATTHIESEN, . A. T.; CASTRO, . A. de M.; CAMARGO, . R. de; VALENTIN, . S. S. O uso do jogo digital MENTALPLUS® para o rastreio na identificação de dificuldades de aprendizagem: uma pesquisa de campo. Revista Científica da FHO|Uniararas, Araras, SP, v. 7, n. 1, p. 79–88, 2019. DOI: 10.55660/revfho.v7i1.28. Disponível em: https://ojs.fho.edu.br:8481/revfho/article/view/28. Acesso em: 9 out. 2024.

Resumo

Introdução: objetiva-se avaliar se o jogo digital MentalPlus® é capaz de rastrear a dificuldade de aprendizagem em escolares de 6 a 12 anos de idade, de escolas públicas e particulares, das cidades de Araras – SP e Rio Claro – SP. Método: foi realizada a avaliação de cada participante através de anamnese com os responsáveis, análise do boletim escolar dos participantes e de uma das fases do jogo digital MentalPlus®. Resultados: verificou-se traços significativos de que os participantes com melhor desempenho em Português e Matemática apresentam adequação quanto à memória de curto prazo (r = -0,472 e r = -0,382 respectivamente; p < 0,05). Boas notas em Português também foram indicativos de normalidade da atenção alternada (r = 0,384 e r = 0,395 respectivamente; p < 0,05). Conclusão: o jogo digital MentalPlus® demonstrou ser capaz de rastrear alterações nas funções de memória de curto prazo e de atenção alternada. O processo de aprendizagem é multifatorial e deve ser compreendido através da utilização de outros instrumentos. Para tanto, sugere-se o aprofundamento deste estudo para a demonstração da interação dos domínios cognitivos e da aquisição da aprendizagem.

https://doi.org/10.55660/revfho.v7i1.28
PDF

Referências

COMMODARI, Elena; GUARNERA, Maria, DI STEFANO, Andrea, DI NUOVO, Santo. Children Learn to Read: How Visual Analysis and Mental Imagery Contribute to the Reading Performances at Different Stages of Reading Acquisition.J Psycholinguist Res, Sep 5, 2019. Doi: 10.1007/s10936-019-09671-w.

ERAUT, M. Non-formal learning and tacit knowledge in professional work. British Journal of Educational Psychology.70(1):113–36, pp114, 2000.

FLETCHER, Jack M.; GRICORENKO, Elena L. Neuropsycology of Learning Disabilites: The Past and the Future. J. Int. Neuropsychol Society, 23 (9-10), 930-940. October, 2017. Doi: 10.1017/S1355617717001084.

HAMPSHIRE, A., HELLYER, P. J., PARKIN B., HIEBERT, N., MACDONALD, P., OWEN, A. M., ROWE, J. (2016). Network mechanisms of intentional learning. NeuroImage, 127,123–134, 2016. Doi:10.1016/j.neuroimage.2015.11.0605.

HIDAYAT, R., ZULNAIDI, H., SYED, Zamri, S. (2018). Roles of metacognition and achievement goals in mathematical modeling competency: A structural equation modeling analysis. PloS one, 13(11), 2018, e0206211. Doi:10.1371/journal.pone.0206211.

KIRKWOOD, B. R. and STERNE, J. A. C. Essential medical statistics. 2nd ed. Blackwell Science. Massachusetts, USA. p.502, 2006.

MERZA, Emily C., McCALLA, Robert B., WRIGHTC, Amanda J., LUNAA, Beatriz. Inhibitory Control and Working Memory in Post-Institutionalized Children. J Abnorm Child Psychol. 41(6): 879–890, August, 2013. Doi:10.1007/s10802-013-9737-9.

NICOLIELO-CARRILHO, A.P, CRENITTE, P., LOPES-HERRERA, S.A, HAGE, S. Relationship between phonological operational memory, metacognitive abilities and reading comprehension in children with learning disabilities. Journal of Applied Oral Sciences: Revista FOB, 26, e20170414, 2018. Doi: 10.1590/1678-7757-2017-0414

NORRIS, D. Short Term Memory and Long Term Memory Are Still Different. Psychol Bull.143 (9): 992–1009, set, 2017. doi: 10.1037 / bul0000108.

RAMOS-GALARZA, C. & PEREZ-SALAS, C. Control inhibitorio y monitorización en población infantil con TDAH. Avances en Psicología Latinoamericana, 35(1), 117-130, 2017. Doi: http://dx.doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.4195.

TREVISAN, Bruna T. Atenção e Controle Inibitório em Pré-escolares e Correlação com Indicadores de Desatenção e Hiperatividade. 2010, 168f. Dissertação (Mestrado em Distúrbio de Desenvolvimento). Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2010.

PEREIRA, V.F.A., VALENTIN, L.S.S. Digital Game: A Scale to Evaluate the Perioperative Cognitive Function (MentalPlus®). International Journal of Latest Research in Science and Technology. Volume 6, Issue 1: Page Nº 28-31, January-February ,2017.

BRASIL. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CASA CIVIL SUBCHEFIA PARA ASSUNTOS JURÍDICOS. Lei nº 4.119/1962, de 27 de agosto de 1962. Dispõe sôbre os cursos de formação em psicologia e regulamenta a profissão de psicólogo. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/1950-1969/L4119.htm. Acesso em: 25 set. 2019.

VALENTIN, L. S. S., PEREIRA, V. F. A. The MentalPlus® Digital Game Might Be na Accessible Open Source Tool to Evaluate Cognitive Dysfunction in Heart Failure with Preserved Ejection Fraction in Hypertensive Patients: A Pilot Exploratory Study. International Journal of Hypertension, 1-6, 2018, 1155/2018/6028534.

VALENTIN, L.S.S. Can Digital Games Be a Way of Improving the Neuroplasticity in Stroke Damage? Can the Adult Brain Grow New Cells or Rewire Itself in Response to a New Experience? Open Journal of Medical Psychology, vol. 6, 153-165, 2017.

VALENTIN, L.S.S., PEREIRA, V.F.A. MentalPlus® digital game is reliable to measure cognitive functionin healthy adults. A future accessible tool to assess postoperative cognitive dysfunction and rehabilitation. International Journal of Psychiatry. Volume 2, Issue 1: Page Nº 1-6, May-June 2017b.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Camila Maíra Moreira Pittoli, Célia Adriana Tarifa Matthiesen, Luciana Alves de Moraes Castro, Juliana Rodrigues de Camargo, Lívia Stocco Sanches Valentin

Downloads

Não há dados estatísticos.