Literatura infantil e identidade
PDF

Palavras-chave

Identidade
Literatura infantil
Educação infantil

Como Citar

GONÇALVES, . .; MOURA, . N. da S. . Literatura infantil e identidade: análise da obra "O cabelo de Lelê". Revista Científica da FHO|Uniararas, Araras, SP, v. 4, n. 2, p. 1–9, 2016. DOI: 10.55660/revfho.v4i2.53. Disponível em: https://ojs.fho.edu.br:8481/revfho/article/view/53. Acesso em: 9 out. 2024.

Resumo

Diante do problema estrutural-colonial-racial, ético e epistêmico que afeta a sociedade brasileira, no que diz respeito à constituição das relações étnico-raciais e sua ligação com a escolarização na primeira infância, este artigo tem como propósito abordar a influência da literatura na construção da identidade racial de crianças que frequentam a Educação Infantil. Desta forma, busca-se compreender como ocorre a construção identitária a partir da socialização ao longo da primeira infância e quais os impactos da escola nesse processo. Para abordar essas questões, apresenta-se um histórico da literatura infantil e, em seguida, analisa-se uma obra de literatura infantil presente na prática pedagógica de escolas de Educação Infantil do município de Araras-SP, no sentido de investigar as influências do uso desse material na construção da identidade racial de crianças afrodescendentes. Os estudos e análises mostraram que o livro examinado apresenta elementos importantes para o cumprimento dos objetivos a que se propõe. Entretanto, em uma análise geral sobre a literatura infantil afro-brasileira, com base na bibliografia de referência, compreendeu-se que tal literatura é ainda incipiente, permanecendo o desafio de enriquecê-la no sentido de contribuir para a construção da identidade racial na infância.

https://doi.org/10.55660/revfho.v4i2.53
PDF

Referências

BELÉM, V. O cabelo de Lelê. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2007.

BELÉM, V. O cabelo de Lelê. Ilustrações: Adriana Mendonça. São Paulo: IBEP, 2007a. Capa.

BELÉM, V. O cabelo de Lelê. Ilustrações: Adriana Mendonça. São Paulo: IBEP, 2007b. p. 12.

BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fada. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2012.

BRASIL, Caderno de Orientações Didáticas: Educação Etnicorracial – Ciclo I. São Paulo: SME/DOT, 2010.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 19 set. 2015.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: SECAD/ME,2004.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Plano Nacional das Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: SECAD/SEPPIR, 2009.

BRASIL. Presidência da República. Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Brasília, 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm. Acesso em: 25 nov.2015.

CARVALHO, S. P. de. Os primeiros anos são para sempre. In: BENTO, M. A. S. (Org.). Educação infantil, igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais. São Paulo: Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, 2012. p. 81-114. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11283-educainfantis-conceituais&Itemid=30192. Acesso em: 13 set. 2015.

CAVALLEIRO, E. (org.). Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Selo Negro, 2001.

CAVALLEIRO, E. Do Silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2003.

DOMINGUES, P. Movimento Negro Brasileiro: alguns apontamentos históricos. Revista Tempo [online], v. 12, n. 23, 2007, p. 100-122. ISSN 1413-7704. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tem/v12n23/v12n23a07. Acesso em: 12 mar. 2016.

FANON, F. Pele negra, máscaras brancas. Tradução Renato da Silveira. Salvador: Edufba, 2008.

GOMES, N. L. Educação cidadã, étnica e raça: o trato pedagógico da diversidade. In: CAVALLEIRO, E. (Org.). Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola. 6. ed. São Paulo: Selo Negro, 2001. p. 83-96.

GOMES, N. L. Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo. Educação e Pesquisa, v. 29, n. 1, p.167-182, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n1/a12v29n1.pdf. Acesso em: 29 ago. 2015.

HALL, S. Identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

JOVINO, I. da S. Literatura infanto-juvenil com personagens negros no Brasil. In: SOUZA, F.; LIMA, M. N. Literatura afro-brasileira. Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2006. p. 177-217. Disponível em: http://www.africanos.eu/ceaup/uploads/EX002.pdf. Acesso em: 29 ago. 2015.

MACHADO, V. Tradição oral e vida africana e afro-brasileira. In: SOUZA, F.; LIMA, M. N. (Org.). Literatura afro-brasileira. Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2006. p. 77-112. Disponível em: http://www.africanos.eu/ceaup/uploads/EX002.pdf. Acesso em: 29 ago. 2015.

MARIOSA, G. S.; REIS, M. da G. dos. A influência da literatura infantil afro-brasileira na construção das identidades das crianças. Estação Literária. Londrina, v. 8, parte A, p. 42-53, 2011. Disponível em: http://www.uel.br/pos/letras/EL/vagao/EL8AArt06.pdf. Acesso em: 29 ago. 2015.

NASCIMENTO, E. L. Sankofa: educação e identidade afrodescendente. In: CAVALLEIRO, Eliane (Org.). Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola. 6. ed. São Paulo: Selo Negro, 2001. p. 97-113.

PRIETO, H. Quer ouvir uma história?: lendas e mitos no mundo da criança. São Paulo: Angra Ltda, 1999.

ROMÃO, J. O educador, a educação e a construção de uma Estima positiva no educando negro. In: CAVALLEIRO, Eliane (Org.). Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola. 6. ed. São Paulo: Selo Negro, 2001. p. 161-194.

SANTOS, I. A. dos. A responsabilidade da escola na eliminação do preconceito racial: alguns caminhos. In: CAVALLEIRO, E. (Org.). Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola. 6. ed. São Paulo: Selo Negro, 2001. p. 97-113.

SILVA, A. C. da. A Desconstrução da Discriminação no Livro Didático. In: KABENGUELE, M. Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação,

Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. p. 21-38. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/racismo_escola.pdf. Acesso em: 11 set. 2015.

SILVA J. H. Anotações conceituais e jurídicas sobre educação infantil, diversidade e igualdade racial. In: BENTO, M. A. S. (Org.). Educação infantil, igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais. São Paulo: Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, 2012. p. 65-79. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11283-educainfantis-conceituais&category_slug=agosto-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 13 set. 2015.

SILVA JÚNIOR, H.; BENTO, M. A. S.; CARVALHO, S. P. de. Educação infantil e práticas promotoras de igualdade racial. São Paulo: Centro de Estudos das Relações de

Trabalho e Desigualdades - CEERT : Instituto Avisa Lá - Formação Continuada de Educadores, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=co

m_docman&view=download&alias=11284-revistadeeducacaoinfantil-2012&Itemid=30192. Acesso em: 13 set.2015.

SILVA, M. R. A literatura infanto-juvenil de matriz afro-brasileira. Cadernos Imbondeiro. João Pessoa, v.1, n.1, 2010.

WALSH, C. Seminário “Interculturalidad y Educación Intercultural”. In: INSTITUTO INTERNACIONAL DE INTEGRACIÓN DEL CONVENIO ANDRÉS BELLO, La Paz, 9-11 mar. 2009. Disponível em: https://docs.google.com/document/d/1GLTsUp2CjT5zIj1v5PWtJtbU4PngWZ4H1UUkNc4LIdA/edit. Acesso em: 13 set.2015.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Thaís Gonçalves, Paula Nascimento da Silva Moura

Downloads

Não há dados estatísticos.