A psicopedagogia no ensino superior
PDF

Palavras-chave

Dificuldade de aprendizagem
Ensino superior
Formação de professores

Como Citar

QUINHONEIRO, . M.; GONÇALVES, . E.; MERCADANTE, . K. A psicopedagogia no ensino superior: complexidades e desafios na formação de professores. Revista Científica da FHO|Uniararas, Araras, SP, v. 6, n. 1, p. 66–72, 2018. DOI: 10.55660/revfho.v6i1.57. Disponível em: https://ojs.fho.edu.br:8481/revfho/article/view/57. Acesso em: 9 out. 2024.

Resumo

O presente artigo tem por finalidade abordar e analisar as dificuldades de aprendizagens de discentes no Ensino Superior e a importância da atuação do psicopedagogo junto a estas instituições de ensino, principalmente nos cursos de Pedagogia. Considera-se que a presença desse profissional seja fundamental para a superação das dificuldades de aprendizagens ali presentes, principalmente no que se refere à formação de professores. Pretende-se suscitar reflexões acerca da formação dos pedagogos, tendo em vista a conquista da tão sonhada eficiência no âmbito da formação integral de docentes críticos e competentes para o ato de ensinar, considerando que eles também tiveram que lidar com as próprias dificuldades no decorrer dessa formação.

https://doi.org/10.55660/revfho.v6i1.57
PDF

Referências

BADDELEY, A. Memória de trabalho. In: BADDELEY, A. Memória. Trad. Cornélia Stolting. Porto Alegre: Artmed, 2011.

BELLAN, Z. S., Andragogia em Ação: como ensinar adultos sem se tornar Maçante. Santa Bárbara d ’Oeste SP: SOCEP Editora, 2005 - p.20.

CANÁRI, Rui. Educação de Adultos: Um campo e uma Problemática. Lisboa: Educa,1999.

CASTRO, Emerson Luiz; AMORIM, Elaine Soares. Psicopedagogia na Educação Superior: Possibilidade ou necessidade? Belo Horizonte:

Newton Paiva, 2011. Disponível em http://fundacaoaprender.org.br/editora-aprender/. Acesso em: 09 fev. 2017.

CAMPOS, Dinah Martins de Souza. Psicologia da aprendizagem. 40. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2013.

DÍAZ, Felix. O processo de aprendizagem e seus transtornos . Salvador: EDUFBA, 2011. Disponível em: http://www.repositorio.ufba.br:8080/ri/bitstream/ri/5190/1/O%20processo%20de%20aprendiza gem-repositorio2.pdf Acesso em: 28 de abr. 2017.

FERNÁNDEZ, Alicia. Os idiomas do aprendente: análise das modalidades ensinantes com famílias, escolas e meios de comunicação. Porto Alegre: Artimed Editora, 2001.

FERNÁNDEZ, Alicia. A Inteligência Aprisionada/ Tradução Iara Rodrigues. – Porto Alegre: Artimed, 1991.

FERREIRA, Izabel Neves. Professora que brinca, ensina: um olhar psicopedagógico na formação de professores. In: MOTA, Márcia; PAIVA, Maria da Graças; GOMES, Vera Trindade. (Orgs.). Tendências contemporâneas em Psicopedagogia. Rio de Janeiro: Vozes, 2004.

PIAGET, Jean. Epistemologia Genética. São Paulo: Martins Fontes, 1990.124 p.

PAIN, Sara. Psicometria genética. Belo Horizonte: Casa do Psicólogo, Livraria e Editora Ltda,1982.

PINTO, Álvaro Vieira, Conceito de Educação. In: Sete Lições Sobre Educação de Adultos. São Paulo. Cortez, 1986.

PORTO, Olívia. Pedagogia hospitalar: intermediando a humanização na saúde. Rio de Janeiro: Wak, 2008.

REGO, Teresa Cristina. Vygostsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. São Paulo: Scipione, 1993.

TEIXEIRA, E.S.: A periodização do desenvolvimento psicológico em Wallon e em Vigotski: alguns aspectos das duas teorias. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, 2.dez.2003.Disponível em http://dx.doi.org/10.1590/S151797022003000200003. Acesso em: 03 mar. 2017.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 Ivani Marques Quinhoneiro; Júlia Eugênia Gonçalves; Patrícia Kelly Mercadante

Downloads

Não há dados estatísticos.