Resumo
Equipamentos importados são cada vez mais comuns no dia a dia das empresas, seja na área de prestação de serviços ou na produção de bens. Em empresas de distribuição de energia a situação não é diferente, e cada vez mais novas tecnologias surgem para auxiliar nas prestações de serviço ao cliente. Este trabalho procurou desenvolver um modelo de controle de estoque de peças de reposição de determinado equipamento a fim de reduzir o tempo em que ele permanece parado por falta de peças. Foi realizado um estudo em que se verifica a real importância de se manter estoque de peças vitais para o equipamento. Por meio da comparação entre o modelo atual e o proposto percebeu-se que o nível de peças em estoque nunca irá baixar a zero durante o lead time, o que proporciona maior confiabilidade no sistema.
Referências
CORRÊA, H. L.; CORRÊA, C. S. A. Administração de produção e operações: manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
DANTAS, R. B. Sistema de Planejamento e Controle de Estoque de um Equipamento em uma Concessionária de Distribuição Elétrica. Trabalho de Conclusão de Curso, FHO|Uniararas, 2012.
ELEKTRO (São Paulo). Relatório de Sustentabilidade. Disponível em: www.elektro.com.br. Acesso em: 23 jun. 2012.
PARTOVI, F. Y.; ANANDARAJAN, M. Classifying inventory using an artificial neural network approach, Computers and Industrial Engineering, v. 41, p. 389-404, 2002.
SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da produção. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
TUBINO, D. F. Planejamento e controle da produção: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2016 Fernando César Mendonça