Por quantas anda a literatura na escola?
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Palavras-chave

Literatura na escola
Formação integral
Descompasso entre discurso oficial e ensino da literatura
Promoção de leitores literários
Problemas com o ensino da literatura
Tempo para a literatura na escola

Como Citar

VASQUES, . M. Por quantas anda a literatura na escola? ponderações sobre o espaço que a literatura ocupa na educação brasileira. Revista Científica da FHO|Uniararas, Araras, SP, v. 4, n. 1, p. 74–82, 2016. DOI: 10.55660/revfho.v4i1.67. Disponível em: https://ojs.fho.edu.br:8481/revfho/article/view/67. Acesso em: 21 nov. 2024.

Resumo

Este artigo busca contribuir para o debate sobre a importância da arte literária na formação integral de indivíduos reflexivos, criativos, participativos e autônomos, conforme postulam os documentos oficiais brasileiros em seus discursos. Apresentamos o descompasso que existe, no Brasil, entre as metas desejadas pelo Governo e a prática vigente nas escolas – instituições que deveriam formar integralmente seus alunos e, como parte dessa formação, promover leitores literários, mas não o fazem, por conta de diversos problemas, entre os quais destacamos: o tempo irrisório destinado à literatura nos currículos da Educação Básica e a deficiência nos cursos de licenciatura em Letras e Pedagogia quanto à psicologia do desenvolvimento e à literatura infantil e juvenil, conhecimentos basilares e acentuadamente necessários para tratar com o público escolar (crianças, adolescentes e jovens).

https://doi.org/10.55660/revfho.v4i1.67
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