Resumo
Atualmente discute-se no cenário empresarial a importância de suprir a demanda e a manutenção de profissionais qualificados, assim como a formação continuada desses profissionais em serviço. Neste contexto, o profissional da Pedagogia vem ganhando cada vez mais espaço para atuar tanto na seleção quanto no desenvolvimento dos recursos humanos das empresas, uma vez que estas representam um ambiente social propício para o desenvolvimento profissional e de aprendizagens, que devem ocorrer de forma significativa. No entanto, muitas vezes o profissional responsável pelo processo de treinamento e desenvolvimento tem várias atribuições paralelas no departamento de Recursos Humanos, o que impossibilita a definição de funções e atuações coesas. Diante destes fatos, o presente estudo tem como objetivo verificar a rotina do pedagogo empresarial por meio da pesquisa qualitativa, com pesquisa de campo, tendo como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionário semiestruturado, o qual busca desvelar as atribuições e ações desse profissional dentro de uma empresa, suas dificuldades, os meio utilizados para a resolução de problemas do cotidiano, e, por fim, contrapor a prática com a teoria pesquisada da área e do tema.
Referências
ARANHA, M. L. de A. Filosofia da Educação. São Paulo: Ed. Moderna, 2006.
BOMFIN, D. Pedagogia no treinamento: correntes pedagógicas no ambiente de aprendizagem nas organizações. 2. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP 1, de 15 de maio de 2006. Brasília: SEED, 2006.
CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos na organização. Rio de Janeiro: Campus 2004.
DESSLER, G. Administração de Recursos Humanos. 2. ed. São Paulo: Pretince Hall, 2003.
EBOLI, M. As pessoas na organização. 6. ed. São Paulo: Gente Ed., 2002.
FERREIRA, E. M. Pedagogia na empresa: trabalhando a sustentabilidade. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2013.
HOLTZ, M. L. M. Lições de pedagogia empresarial. Sorocaba: MH Assessoria, 2006. Disponível em: www.mh.etc.br/documentos/licoes_de_pedagogia_empresarial.pdf. Acesso em: 17 jun. 2013.
LACOMBE, F. J. M. Recursos humanos: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva Ed., 2005.
LAKATOS, E.; MARCONI, M. Metodologia científica. Ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis. 2. ed. São Paulo: Atlas Ed., 1992.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e Pedagogo: inquietações e buscas. São Paulo: Cortez, 2001.
LOPES, I. (Org.).; TRINDADE, A. B.; CADINHA, M. A. Pedagogia empresarial: formas e contextos de atuação. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2007.
LOPES, I. Pedagogia empresarial: formas e contextos de atuação. 4. ed. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2011.
LUDKE, M; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU Ed., 1986.
MADEIRA, V. de P. C. Para falar em Andragogia. Programa Educação do Trabalhador, CNI-SESI, v. 2, 1999.
MENDES, A. P. R. B. Atuações do pedagogo em ambientes empresariais. Trabalho de Conclusão de Curso – UNICAMP – Campinas, 2008.
MILKOVICH, G. T.; BOUDREAU, J. W. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas Ed., 2009.
RIBEIRO, A. E. A. Pedagogia empresarial: atuação do pedagogo na empresa. 6. ed. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2010a.
RIBEIRO, A. E. A. Temas atuais em pedagogia empresarial: aprender para ser competitivo. 3. ed. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2010b.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2014 Ademir Pinto Adorno de Olivera Junior; Cláudia Cristina Fiorio Guilherme