Resumo
A Paralisia Cerebral (PC) é caracterizada como um grupo não progressivo, mas frequentemente mutável, de distúrbios motores, especialmente do tônus e da postura, que ocorrem após a lesão do Sistema Nervoso Central (SNC) em desenvolvimento. O objetivo do presente estudo foi avaliar o desempenho funcional de crianças com paralisia cerebral do tipo quadriplégica hipertônica. Para isso, foi aplicado, por meio de entrevista, o teste Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI), ao qual foram submetidos os pais ou responsáveis por seis crianças, com idade entre 1 ano e meio e 6 anos e 10 meses, sendo duas do sexo feminino e quatro do masculino. Os resultados demonstraram que o desempenho das crianças quadriplégicas hipertônicas foi inferior em todas as áreas avaliadas pelo PEDI, em que o padrão de normalidade varia entre 30 a 70 pontos. Também revelaram que a média de escore normativo foi de 15,63 na área de autocuidado e de 15,28 na de função social. Já na área de mobilidade, o escore normativo foi menor que 10. Concluiu-se, portanto, que o desempenho funcional de crianças com paralisia cerebral do tipo quadriplégica hipertônica é inferior ao padrão de normalidade esperado, sendo a área de mobilidade a mais prejudicada.
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