Abstract
O presente estudo tem como objetivo apresentar a proposta do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4), da Organização das Nações Unidas (ONU), e a sua sétima meta, discutindo possíveis contribuições para a implementação da Educação Ambiental Crítica e o papel da Psicologia Ambiental frente a esse cenário. O ODS 4 configura-se por assegurar a educação de qualidade para todos, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo de toda a vida, de maneira inclusiva e equitativa. A sétima meta versa sobre a aquisição de conhecimentos e habilidades fundamentais para a promoção do desenvolvimento sustentável por parte de todos os alunos. A pesquisa em questão caracteriza-se por seu caráter qualitativo, utilizando-se da Revisão Bibliográfica Narrativa sobre as temáticas abordadas. Como conclusão, entende-se que a inclusão da educação ambiental nos planos políticos-pedagógicos amplia a visão crítica e possibilidades de ação do sujeito sobre o meio. A Psicologia Ambiental, portanto, pode contribuir para a efetivação de uma Educação Ambiental Crítica, na medida em que tem como seu objeto de estudo a inter-relação e interação entre o ser humano e o meio ambiente, auxiliando na identificação das condições envolvidas nas tomadas de decisões referentes a questões ambientais, potencializando mudanças de valores e
atitudes de maneira interdisciplinar.
References
BRASIL. UNESCO. A UNESCO e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 2017a. Disponível em:
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/2030-agenda-for-sustainable-development/unesco-andsustainable-development-goals/. Acesso em: 02 jul. 2019.
BRASIL. UNESCO. Educação para o desenvolvimento sustentável. 2017b. Disponível em: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/education/education-for-sustainable-development/. Acesso em: 02 jul. 2019.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação Ambiental Crítica: nomes e endereçamentos da educação. in: BRASIL, Ministério do Meio
Ambiente. Identidades da Educação Ambiental Brasileira, Brasília, p.13-24, 2004.
CAVALCANTE, Márcio Balbino. Psicologia Ambiental: contribuições para a Educação Ambiental. Revista Educação Ambiental em ação, [s.l.], n.42, 2013.
CORDEIRO, Alexander Magno; OLIVEIRA, Glória Maria de; RENTERÍ, Juan Miguel; GUIMARÃES, Carlos Alberto. Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Rev. Col. Bras. Cir. Rio de Janeiro, v. 34, n. 6, p.428-431, 2007.
GADOTTI, Moacir. Educar para a Sustentabilidade: uma contribuição à década da educação para o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2008. 69 p. Disponível em: http://www.acervo.paulofreire.org:8080/jspui/bitstream/7891/3080/1/FPF_PTPF_12_077.pdf. Acesso em: 01 jul. 2019.
GIFFORD, Robert. O papel da Psicologia Ambiental na formação da Política Ambiental e na construção do futuro. Psicologia Usp, [s.l.], v. 16, n. 1/2, p.237-247, 2005.
GUIMARÃES, Mauro. Educação Ambiental Crítica. in: BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. Identidades da Educação Ambiental Brasileira, Brasília, p.25-34, 2004.
HAYDU, Verônica Bender; CAMARGO, Julio Cesar. Práticas sociais sustentáveis: Psicologia, Educação e Saúde. Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento. Anais do Congresso Práticas sociais sustentáveis: Psicologia, Educação e Saúde. Universidade Estadual de Londrina. 2013.
LOUREIRO, Carlos Frederico B.; VIÉGAS, Aline. Princípios normativos da Educação Ambiental no Brasil: abordando os conceitos de totalidade e de práxis. Revista Pesquisa em Educação Ambiental, vol. 8, n. 1, p.11-23 , 2013.
MANGONARO, Junio Cesar. Desenvolvimento Sustentável: considerações acerca do desenvolvimento econômico versus passivo ambiental. Revista de Direito Público, Londrina, v. 5, n. 1, p. 157-168, 2010.
MASSINE, Maiara Cristina Lima. Sustentabilidade e Educação Ambiental - considerações acerca da Política Nacional de Educação Ambiental – a conscientização ecológica em foco. RIDB, Ano 3, n. 3, p. 1961-1992, 2014. Disponível em: http://www.cidp.pt/revistas/ridb/2014/03/2014_03_01961_01992.pdf. Acesso em: 24 jun. 2020.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. ISBN 85-87166-67-0: Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Diretoria de Educação Ambiental; Philippe Pomier Layrargues (coord.), 2004. 156 p. Disponível em: http://www.mma.gov.br/estruturas/educamb/_arquivos/livro_ieab.pdf. Acesso em: 02 jul. 2019.
MOSER, Gabriel. Psicologia Ambiental. Estudos de Psicologia, Natal, v. 3, n. 1, p.121-130, 1998.
ONU. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 2015. Disponível em: https://nacoesunidas.org/wpcontent/uploads/2015/10/agenda2030-pt-br.pdf. Acesso em: 01 jul. 2019.
PINHEIRO, José Q.. Psicologia Ambiental: a busca de um ambiente melhor. Estudos de Psicologia, Natal, v. 2, n. 2, p.377-398, 1997. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/epsic/v2n2/a11v02n2.pdf. Acesso em: 01 jul. 2019.
SANT’ANNA, Fernanda Mello; MOREIRA, Helena Margarido. Ecologia política e relações internacionais: os desafios da Ecopolítica Crítica Internacional. Revista Brasileira de Ciência Política, Brasília, n.20, p. 205-248, 2016.
TASSARA, Eda Terezinha de Oliveira; RABINOVICH, Elaine Pedreira. Perspectivas da Psicologia Ambiental. Estudos de Psicologia, Natal, v. 8, n. 2, p.339-340, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/epsic/v8n2/19052.pdf. Acesso em: 01 jul. 2019.
WIESENFELD, Esther. A Psicologia Ambiental e as Diversas Realidades Humanas. Psicologia Usp, [s.l.], v. 16, n. ½, p.53-69, 2005.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Laura Hansen Pacheco, Wériclis Antonio Duarte Barbosa de Lacerda, Cristina Coutinho Marques de Pinho