Educação ambiental crítica em interface com a psicologia
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Keywords

Psicologia ambiental
Educação ambiental crítica
Objetivo do desenvolvimento sustentável

How to Cite

PACHECO, . H.; LACERDA, . A. D. B. de; PINHO, . C. M. de. Educação ambiental crítica em interface com a psicologia: possíveis caminhos para a consolidação do ODS 4. Revista Científica da FHO/Uniararas, Araras, SP, v. 8, n. 1, p. 1–9, 2020. DOI: 10.55660/revfho.v8i1.1. Disponível em: https://ojs.fho.edu.br:8481/revfho/article/view/1. Acesso em: 9 oct. 2024.

Abstract

O presente estudo tem como objetivo apresentar a proposta do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4), da Organização das Nações Unidas (ONU), e a sua sétima meta, discutindo possíveis contribuições para a implementação da Educação Ambiental Crítica e o papel da Psicologia Ambiental frente a esse cenário. O ODS 4 configura-se por assegurar a educação de qualidade para todos, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo de toda a vida, de maneira inclusiva e equitativa. A sétima meta versa sobre a aquisição de conhecimentos e habilidades fundamentais para a promoção do desenvolvimento sustentável por parte de todos os alunos. A pesquisa em questão caracteriza-se por seu caráter qualitativo, utilizando-se da Revisão Bibliográfica Narrativa sobre as temáticas abordadas. Como conclusão, entende-se que a inclusão da educação ambiental nos planos políticos-pedagógicos amplia a visão crítica e possibilidades de ação do sujeito sobre o meio. A Psicologia Ambiental, portanto, pode contribuir para a efetivação de uma Educação Ambiental Crítica, na medida em que tem como seu objeto de estudo a inter-relação e interação entre o ser humano e o meio ambiente, auxiliando na identificação das condições envolvidas nas tomadas de decisões referentes a questões ambientais, potencializando mudanças de valores e
atitudes de maneira interdisciplinar.

https://doi.org/10.55660/revfho.v8i1.1
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