Diretrizes para Autores
Normas para os Autores
1.1 - A Revista tem publicação anual, em fluxo continuo de artigos, sendo a divulgação dos manuscritos feita em português ou inglês.
1.2 - Os artigos enviados para publicação devem ser originais, não sendo permitida a sua apresentação simultânea em outro periódico (meio impresso e/ou eletrônico). A revista terá os direitos autorais reservados sobre o trabalho publicado, em português ou inglês, sendo permitida a sua reprodução ou transcrição com a devida citação da fonte.
1.3 - Os trabalhos que envolvam seres humanos e animais, incluindo órgãos e/ou tecidos isoladamente, bem como prontuários clínicos ou resultados de exames clínicos, deverão estar de acordo com as resoluções vigentes no país e serem submetidos a aprovação prévia de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) ou Comissão de Ética em Uso de Animais (CEUA) devidamente credenciados. É necessário anexar na seção “Material e métodos” uma sentença que afirme a aprovação do trabalho pelo CEP ou CEUA, incluindo seu número de registro.
1.4 - Os autores devem assinar uma Carta de Submissão do Artigo a Revista, ou seja, um documento apresentando o artigo (título do artigo e autores). Nessa mesma carta deve constar que os autores assumem a responsabilidade pelo conteúdo e pela originalidade do trabalho e transferem os direitos autorais para a revista em caso de aceite do artigo. A carta deve ser assinada preferencialmente por todos os autores, ser digitalizada (formato PDF) e enviada via e-mail juntamente com o trabalho. Artigos enviados sem a carta de submissão serão imediatamente devolvidos.
Os artigos devem ser encaminhados ao editor da revista juntamente com a Carta de Submissão do Artigo. O envio do trabalho deve ser feito via OJS. O artigo deve ser dividido em dois arquivos Microsoft Word 6.0 (ou superior), sendo um deles contendo a folha de rosto com o título do trabalho, autores, filiação, ORCID, endereço, resumo, palavras-chave, abstract e key-words e, o outro, no mesmo formato e conteúdo, mas omitindo os autores, filiação e endereço na folha de rosto.
1.5 - Após o recebimento dos trabalhos, o Editor ou Membro do Conselho Editorial, realizará uma revisão inicial e em caso de aprovação os artigos serão encaminhados para apreciação de revisores externos. A AVALIAÇÃO EXTERNA SERÁ FEITA, SIMULTANEAMENTE, POR DOIS ESPECIALISTAS. Essa avaliação poderá resultar nos seguintes pareceres: RECUSADO, ACEITO SEM ALTERAÇÕES e ACEITO COM ALTERAÇÕES. No caso desse último, o editor concederá um novo prazo para que as correções sejam feitas e retornadas à revista.
Apresentação dos artigos
2.1 - Os manuscritos devem ser configurados em página de tamanho A4 em fonte Times New Roman corpo 12 pontos, com espaçamento duplo, margens laterais de 3 cm e margens superior e inferior com 2,5 cm. O manuscrito de artigos originais deve conter introdução, material e métodos, resultados, discussão, conclusão e referências em no máximo 20 (vinte) laudas (incluindo folha de rosto) com 25 (vinte e cinco) linhas cada. As figuras, gráficos, tabelas e quadros deverão também estar inseridos no texto, juntamente com suas legendas e títulos. Nos casos de revisões da literatura, relatos técnicos ou de casos clínicos, o manuscrito deve obedecer a organização para introdução, descrição, conclusão e referências e respeitar o limite de laudas citado acima.
2.2 - Tabelas e quadros deverão ser numerados em algarismos romanos, com apresentação resumida e objetiva, para compreensão do trabalho e incluídos no texto do artigo. As tabelas, os gráficos e os seus títulos deverão estar inseridos no texto do artigo.
2.3 - Figuras e gráficos deverão ser numerados em algarismos arábicos, sendo as imagens geradas em arquivos digitais no formato JPG ou TIFF, em preto e branco ou colorido, com no mínimo 300 dpi de resolução. A publicação das imagens em cores vai depender da disponibilidade de publicação e a prioridade será definida pelos editores. As figuras, os gráficos e as suas legendas deverão estar inseridos no texto do artigo.
2.4 - A numeração de páginas deve constar no canto inferior direito, sem contar a página de rosto.
Estrutura do trabalho
3.1 - Arquivo de identificação do trabalho - Folha de rosto:
● Título do trabalho: em português e em inglês - Times New Romam - corpo 14 pontos, letras maiúsculas.
● Nome do(s) autor(es): nome completo, e no final indicativos das filiações em Times New Romam - corpo 12 pontos. Exemplo: Érica Lopes FERREIRA1.
● Filiações dos autores incluindo Disciplina ou Departamento e Instituição em Times New Romam - corpo 12 pontos.
● Endereço do autor principal para correspondência, bem como e-mail em Times New Romam - corpo 12 pontos.
● Resumo (máx. de 300 palavras em Times New Romam - corpo 12 pontos, espaço simples): Deve indicar resumidamente o que foi feito, em um só parágrafo, e conter na estrutura os seguintes itens: Introdução, Objetivo, Material e métodos (Relato de caso ou revisão de literatura), Resultados e Conclusão.
● Palavras-chave: 3 expressões que identifiquem o conteúdo do trabalho.
● Abstract: resumo em inglês compatível com o resumo em português.
● Key-words: palavras-chave em inglês.
Arquivo do trabalho
● Título do trabalho: em português e em inglês em Times New Romam corpo 14 pontos, letras maiúsculas.
● O formato do manuscrito está descrito no item 2.
● ARTIGOS EM INGLÊS devem constar de título, resumo e palavras-chave em português.
● Os nomes de medicamentos e materiais registrados, bem como de produtos comerciais, devem aparecer entre parênteses, após a citação do material, e somente uma vez (na primeira). Referências: As normas utilizadas neste periódico para a menção das referências no texto e na lista de citações seguem as orientações na última edição da ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS.
● Os artigos que não obedecerem às normas serão devolvidos pelo Editor.