Análise da percepção ambiental de uma análise da percepção ambiental de um grupo de alunos com necessidades especiais educacionais
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Palavras-chave

Educação ambiental
Educação especial
Consciência ecológica

Como Citar

SILVA, . L. da; DINIZ, . M.; PEDROSO-DE-MORAES, . Análise da percepção ambiental de uma análise da percepção ambiental de um grupo de alunos com necessidades especiais educacionais. Revista Científica da FHO|Uniararas, Araras, SP, v. 2, n. 1, p. 1–9, 2023. DOI: 10.55660/revfho.v2i1.107. Disponível em: https://ojs.fho.edu.br:8481/revfho/article/view/107. Acesso em: 9 out. 2024.

Resumo

Questões ambientais vêm sendo discutidas intensamente e a educação tornou-se um influente instrumento para o despertar da consciência ecológica. Entretanto é necessário que tal prática atinja a todos, inclusive alunos com necessidades educacionais especiais. O presente trabalho, que teve como objetivo analisar proposta de Educação Ambiental em uma Instituição que atende alunos com necessidades educacionais especiais, procurou sensibilizar, mobilizar e envolver os alunos nas necessidades de preservação ambiental, difundindo a cidadania ecológica. Por meio de pesquisa qualitativa, foram desenvolvidas diversas atividades relacionadas ao meio ambiente, em um período de quatro meses, para um grupo de 11 alunos, utilizando-se de diferentes instrumentos para a coleta de dados, fundamentados na pesquisa-ação. A partir da leitura do material coletado, constatou-se que a sensibilização dos alunos esteve presente em ações relatadas por professores, pela direção e pelos pais no decorrer das atividades, quando os alunos apresentaram, em diversos momentos, pensamentos críticos. Entretanto, o grupo demonstrou comportamentos e níveis de sensibilização diversificados quanto à temática, o que reforça a necessidade de uma intensificação no trabalho de Educação Ambiental para a formação e inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais.

https://doi.org/10.55660/revfho.v2i1.107
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Copyright (c) 2014 Luciano Luiz da Silva; Edna Maria Diniz; Cristiano Pedroso-de-Moraes

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