Excel / VBA para gerenciamento de micro e pequenas empresas
PDF

Palavras-chave

Pequena empresa
Excel/VBA
Gerenciamento

Como Citar

ZULIAN, .; SOUZA, . J. de; MIRANDA, . G. Excel / VBA para gerenciamento de micro e pequenas empresas. Revista Científica da FHO|Uniararas, Araras, SP, v. 1, n. 2, p. 7–21, 2013. DOI: 10.55660/revfho.v1i2.118. Disponível em: https://ojs.fho.edu.br:8481/revfho/article/view/118. Acesso em: 9 out. 2024.

Resumo

Este artigo tem por finalidade demonstrar as possibilidades de gerenciamento de uma micro ou pequena empresa com o uso do aplicativo Excel/VBA. Para tal tarefa foram estudadas, com apoio de bibliografia, as áreas de finanças, produção, marketing e recursos humanos de uma micro empresa fictícia, no caso uma lanchonete. Foram consultados autores específicos de cada área; em finanças buscaram-se informações de autores como Gitman e Málaga; na produção foram consultadas definições sobre o assunto de Slack; no campo de marketing buscamos os livros de Kotler e, finalmente, na área de recursos humanos consultamos diretamente um escritório contábil. A metodologia utilizada foi a de pesquisa diagnóstico, baseada em Martins e Theóphilo, que faz o levantamento dos problemas em uma organização e apresenta soluções. O estudo mostrou que a ferramenta Excel/VBA pode ser uma boa alternativa em termos de auxílio de tarefas rotineiras de uma micro ou pequena empresa e que também ajuda o pequeno empresário com base nos dados fornecidos a melhor gerir seu empreendimento.

https://doi.org/10.55660/revfho.v1i2.118
PDF

Referências

ANDRADE, F., Excel para todos. São Paulo: Nobel, 2002.

BRASIL. Lei Complementar n. 123, de 14 de dezembro de 2006. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 dez. 2006.

CORNACHIONE JUNIOR, E. B. Informática Aplicada às Áreas de Contabilidade, Administração e Economia. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GITMAN, L. J. Princípios de administração financeira. 10. ed. São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2004.

JELEN, B. Macros e VBA para Microsoft Excel. Rio de Janeiro: Campos, 2004.

KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson, 2008.

MARTINS, G. de A.; THEÓPHILO, C. R. Metodologia da Investigação Científica para Ciências Sociais Aplicadas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

SLACK, N. CHAMBRE, S. JOHNSTON, R. Administração da Produção. 2. ed. São Paulo, Atlas, 2002.

THODE FILHO, S.; CALDAS, M. A. F. O gerenciamento da informação nas micro e pequenas empresas. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA. Rio de Janeiro: AEDB, 2008.

TUBINO, D. F. Planejamento e controle da produção: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2007.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2013 Mauricio Zulian; Bruno José de Souza; Raquel Gianolla Miranda

Downloads

Não há dados estatísticos.