A função do brincar para a criança com deficiência
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Palavras-chave

Brincadeira
Deficiência
Desenvolvimento
Direitos

Como Citar

PEDROSO, . C. de S. A função do brincar para a criança com deficiência. Revista Científica da FHO|Uniararas, Araras, SP, v. 1, n. 2, p. 82–92, 2013. DOI: 10.55660/revfho.v1i2.131. Disponível em: https://ojs.fho.edu.br:8481/revfho/article/view/131. Acesso em: 22 nov. 2024.

Resumo

Na Psicologia existem poucas referências sobre a brincadeira entre crianças com deficiência. O objetivo geral desta pesquisa foi identificar a importância do brincar para estas crianças em seus aspectos psicológicos, que evidenciam vantagens para o seu desenvolvimento físico, social e emocional, através de uma pesquisa bibliográfica em artigos, livros e textos científicos. Ao se desenvolver, a criança passa do experienciar para o pensar e nesta transição a brincadeira é fundamental. Através dela adquire-se a experiência necessária para o desenvolvimento sensorial, motor, perceptual, cognitivo, afetivo e cultural. O ato do brincar também facilita o processo de aprendizagem, já que por meio dele a criança explora seu corpo e seu ambiente. As crianças com deficiência, no entanto, muitas vezes são privadas de brincar. Essas privações são embasadas em crenças de que a criança com deficiência não consegue brincar e de que esta atividade é apenas uma forma de passar o tempo. No entanto, toda criança é capaz de brincar, não importando quão severa é a sua deficiência. O ato lúdico auxilia em seu desenvolvimento saudável e através dele, deixa-se de lado a deficiência e lembra-se de que ela é uma criança. O psicólogo, em sua prática, deve mobilizar-se para que o direito de brincar da criança com deficiência se cumpra. Assim, esta pesquisa levantou evidências de como o brincar é fundamental para o desenvolvimento da criança com deficiência, bem como indicou meios para garantir tal prática.

https://doi.org/10.55660/revfho.v1i2.131
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