Gestão da qualidade em farmácias públicas
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Palavras-chave

Farmácias públicas
Gestão da qualidade
Ferramentas da qualidade

Como Citar

BARROS, . de N.; MALIGIERI, . A. O. . Gestão da qualidade em farmácias públicas: exigência x realidade. Revista Científica da FHO|Uniararas, Araras, SP, v. 1, n. 1, p. 55–65, 2023. DOI: 10.55660/revfho.v1i1.135. Disponível em: https://ojs.fho.edu.br:8481/revfho/article/view/135. Acesso em: 22 nov. 2024.

Resumo

Mais da metade das farmácias públicas do Estado de São Paulo possuem irregularidades, como falta de farmacêutico ou problemas na armazenagem de medicamentos (DESIDÉRIO, 2010). O Conselho Regional de Farmácia constatou que, em 57% dos estabelecimentos públicos (Unidades Básicas de Saúde, hospitais e laboratórios), além da falta de farmacêutico, medicamentos dividem espaço com alimentos nas geladeiras, ficam expostos à umidade e ao sol, entre outros problemas (DESIDÉRIO, 2010). As iniciativas para melhorar a qualidade das ações e dos serviços de saúde no Brasil vêm sendo desenvolvidas, principalmente, quanto ao que diz respeito à organização do Sistema Único de Saúde, à área de análises clínicas e patológicas e aos hospitais privados. No âmbito das farmácias, porém, ainda não são significantes (FRANÇA FILHO et al., 2008). Esta pesquisa tem o objetivo de descrever a situação atual das farmácias do serviço público de saúde e mostrar como são utilizadas as ferramentas da gestão da qualidade nestes estabelecimentos, em um município do interior paulista. Ela foi realizada por meio de coleta de dados, observação e posterior comparação com revisão bibliográfica. Nenhuma das unidades avaliadas realiza suas atividades de forma sistemática e organizada, como preconizado, tampouco de acordo com as legislações vigentes. Gestão da qualidade, ou mesmo utilização de ferramentas da qualidade, não existem nesses estabelecimentos. Entre as falhas encontradas, verificaram-se as dificuldades de padronização e critérios no atendimento, o que sugere claramente a necessidade de uma mudança estrutural dos serviços, com o objetivo de buscar, de maneira contínua, a qualidade por meio do sistema de gestão.

https://doi.org/10.55660/revfho.v1i1.135
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