Resumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a proposta de trabalho de um serviço de Apoio Psicopedagógico destinado aos alunos da Graduação de uma Instituição de Ensino Superior privada, localizada no interior do Estado de São Paulo. Trata-se de um relato técnico acerca da proposta e ações desenvolvidas por uma psicóloga e uma pedagoga, docentes da Instituição, que atuam no serviço como técnicas. O reconhecimento do papel, que a instituição de Ensino Superior tem sobre o desenvolvimento do aluno mostra que os objetivos desse nível de ensino devem contemplar bem mais que a preparação para a profissão, mas sim investir em ações que promovam o desenvolvimento integral do aluno e auxiliem no seu processo acadêmico, garantindo assim, não apenas a sua permanência no Ensino Superior, mas principalmente seu sucesso acadêmico.
Referências
ALMEIDA, Leandro; SOARES, Ana Paula. Os estudantes universitários: sucesso escolar e desenvolvimento psicossocial. In. In. MERCURI, Elizabeth; POLYDORO, Soely. (Org.). Estudante universitário: características e experiências de formação. Taubaté: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2003. p. 15-40.
ALVES, Jolinda de Moraes. A Assistência estudantil no âmbito da política de educação superior pública. Serviço Social em Revista, v.5, n. 1, 2002.
ASTIN, Alexander. Student involvement: A developmental theory for higher education. Journal of College Student Personnel, v. 25, p. 297-308, 1984.
BARTALO, Linete. Mensuração de estratégias de estudo e aprendizagem de alunos universitários: learning and study strategies inventory (LASSI) adaptação e validação para o Brasil. Marília: UNESP, 2006. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", Marília, 2006.
BARTALO, Linete; GUIMARÃES, Sueli Édi Rufini. Estratégias de estudo e aprendizagem de alunos universitários: um estudo exploratório. Informação & Informação, v. 13, n. 2, p. 1-14, 2008.
BRASIL. Decreto n. 7.234 de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7234.htm. Acesso em: 16 out 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa n. 39 de 12 de dezembro de 2007. Instituiu o Programa Nacional de Assistência Estudantil. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/portaria_pnaes.pdf. Acesso em: 16 out 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em instituições de ensino superior públicas. Brasília: MEC / Secretaria de Educação Superior, 1997.
FINATTI, Betty Elmer; ALVES, Jolinda de Moraes; SILVEIRA, Ricardo de Jesus. Perfil sócio, econômico e cultural dos estudantes da Universidade Estadual de Londrina – UEL –Indicadores para implantação de uma política de Assistência Estudantil. Libertas, v.2, n.1, p. 188-206, dez / 2007.
FIOR, Camila Alves; MERCURI, Elizabeth. Formação universitária: o impacto das atividades não obrigatórias. In. MERCURI, Elizabeth; POLYDORO, Soely. (Org.). Estudante universitário: características e experiências de formação. Taubaté: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2003. p. 129-153.
FLECK, M. P. A. et. al. Desenvolvimento da versão em português do instrumento de avaliação de qualidade de vida da OMS (WHOQOL-100). Revista Brasileira de Psiquiatria, v.21, n.1, São Paulo, Jan./Mar.1999.MERCURI, Elizabeth; POLYDORO, Soely. O compromisso com o curso no processo de permanência / evasão no ensino superior: algumas contribuições. In. MERCURI, Elizabeth; POLYDORO, Soely. (Org.). Estudante universitário: características e experiências de formação. Taubaté: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2003. p. 219-236.
PACHANE, Graziela Giusti. A experiência universitária e sua contribuição ao desenvolvimento pessoal do aluno. In. MERCURI, Elizabeth; POLYDORO, Soely. (Org.). Estudante universitário: características e experiências de formação. Taubaté: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2003. p. 155-186.
PASQUALI, L. Testes psicológicos: conceitos, história, tipos e usos In: PASQUALI (org.) Técnicas de Exame Psicológico – TEP: Manual. v. I: Fundamentos das técnicas de exame psicológico. São Paulo: Casa do Psicólogo / Conselho Federal de Psicologia, 2001.p.35.
POLYDORO, Soely; AZZI, Roberta Gurgel. Autorregualçao da aprendizagem na perspectiva da teoria sócio-cognitiva: introduzindo modelos de investigação e intervenção. Revista Psicologia da Educação, n. 29, p. 75-94, 2009.
ROSÁRIO, Pedro. et. al. Processos de auto-regulação da aprendizagem em alunos com insucesso no 1º ano da universidade. Revista Psicologia Escolar e Educacional, v. 14, n. 2, p. 349-358, 2010.
ROSÁRIO, Pedro; NUÑEZ, José; GONZÁLEZ-PIENDA, Júlio. Cartas do Gervásio ao seu Umbigo: comprometer-se com o estudar na educação superior. São Paulo: Almedina, 2012.
ROSÁRIO, Pedro; NUÑEZ, José; GONZÁLEZ-PIENDA, Júlio. Auto-regulação em crianças sub-10: Projetco Sarilhos do amarelo. Porto: Porto Editora, 2007.
SERPA, Maria Nasaré Fonseca; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli. Atuação no Ensino Superior: um novo campo para o psicólogo escolar. Psicologia Escolar e Educacional, v. 5, n. 1, p. 27-35, 2001.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2017 Camila Santos Dias; Patrícia Kelly Mercadante