O conhecimento de docentes de enfermagem sobre as terapias integrativas e complementares no sistema único de saúde
PDF

Palavras-chave

Terapias complementares
Docentes de enfermagem
Autonomia profissional

Como Citar

SILVA, . B.; CREPSCHI, . L. B.; MILAGRES, . S. O conhecimento de docentes de enfermagem sobre as terapias integrativas e complementares no sistema único de saúde. Revista Científica da FHO|Uniararas, Araras, SP, v. 5, n. 1, p. 44–52, 2017. Disponível em: https://ojs.fho.edu.br:8481/revfho/article/view/160. Acesso em: 22 nov. 2024.

Resumo

A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do Sistema Único de Saúde (SUS) hoje é utilizada como ferramenta auxiliar nos cuidados aos pacientes. Por se tratarem de práticas de uma Política relativamente nova, acredita-se que seja necessária a existência de profissionais da saúde capacitados a realizá-la. Este estudo tem como objetivo identificar se os docentes de Enfermagem conhecem essa temática proposta e a abordam em sala de aula. O estudo se configura como uma pesquisa qualitativa, em que participaram 14 enfermeiros de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Os resultados demonstram que a maioria dos docentes entrevistados desconhece o real conceito e aplicação da PNPIC e buscam maiores capacitações na área.

PDF

Referências

BARROS, N. F.; TOVEY, P. O Ensino das Terapias Alternativas e Complementares em Escolas de Enfermagem. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 28, n. 2, 2007.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional da Atenção Básica. Normas e Manuais Técnicos. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS. 2. ed. Normas e Manuais Técnicos. Brasília: Ministério da Saúde, 2015.

CERVILLA, A. B. F. et al. Estado Atual do Ensino de Terapias Complementares na Formação Superior de Enfermagem na Espanha. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 21, n. 3, 2013.

CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM. Parecer normativo do COFEN n. 004/95. Dispõe sobre as atividades em Terapia alternativa. Documentos básicos de Enfermagem. São Paulo: COFEN, 2001. v. 1.

GAVIN, R. O. S. et al. Terapias alternativas complementares: uma visão do conhecimento dos acadêmicos de enfermagem. Ciência e Cuidado em Saúde, v. 9, n. 4, 2010.

KUREBAYASHI, L. F. S.; FREITAS, G. F.; OGUISSO, T. Enfermidades Tratadas e Tratáveis Pela Acupuntura Segundo Percepção de Enfermeiras. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 43, n. 4, 2009.

LIMA, P. G. Tendências paradigmáticas na pesquisa educacional. 2001. 317f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP, 2001.

LOPES, M. J. M.; LEAL, S. M. C. A feminização persistente na qualificação profissional da enfermagem brasileira. Cadernos Pagu, n. 24, p. 105-125, 2005.

MACHADO, M. M. T.; OLIVEIRA, J. C.; FECHINE, A. D. L. Acupuntura: conhecimento e percepção de professores universitários. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 36, n. 1, 2011.

RODRIGUES, J.; MANTOVANI, M. F. O docente de Enfermagem e a sua representação sobre a formação profissional. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, v. 11, n. 3, 2007.

SALLES, L. F.; SILVA, M. J. P. Enfermagem e as práticas complementares em saúde. São Caetano do Sul: Yendis Editora, 2011.

SILVA, A. L.; CAMILO, S.O. A educação em enfermagem à luz do paradigma da complexidade. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 41, n. 3, 2007.

SILVA, N. C. M. et al. Estratégias de ensino das terapias alternativas e complementares na Graduação em Enfermagem. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 15, n. 4, 2013.

SILVA, L. B.; LIMA, I. C.; BASTOS, R. A. Terapias complementares e integrativas: conhecimento e utilização pelos docentes do curso de Enfermagem de uma instituição pública. Revista de Saúde Coletiva, UEFS, v. 5, n. 1, 2015.

TRENTINI, M.; PAIM, L. Pesquisa convergente-assistencial: um desenho que une o fazer e o pensar na prática assistencial em saúde-enfermagem. Florianópolis, SC, 2004.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2017 Tayane Bronzatto Silva; Jaira Lopes Brandão Crepschi; Clarice Santana Milagres

Downloads

Não há dados estatísticos.