Resumo
A escolha dos usuários em relação aos sistemas de execução de lajes em construções usuais normalmente é baseada na informação de amigos, fabricantes ou profissionais do setor, que fundamentam suas indicações mediante parâmetros, por vezes, equivocados ou incompletos. Este estudo comparativo entre as lajes maciças e com vigotas pré-fabricadas treliçadas visa proporcionar um melhor conhecimento em relação aos materiais e métodos envolvidos na execução, uma ampla visão das vantagens, desvantagens e o desenvolvimento de um estudo de composições de custo de execução de um projeto de 50 m², por meio da Tabela Sinapi, com o objetivo de amparar a escolha dos usuários em relação ao tipo de laje que traz melhor custo-benefício. Ao final do estudo e comparação de custos envolvendo os dois tipos de lajes, pode-se constatar que, apesar de os dois métodos apresentarem vantagens e desvantagens, a laje de vigotas pré-fabricadas treliçadas possui custo de execução consideravelmente menor que a laje maciça.
Referências
ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14931: Execução de estruturas de concreto – procedimentos. Rio de Janeiro: ABNT, 2004.
ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto – procedimentos. Rio de Janeiro. ABNT, 2007.
ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9062: Projeto e Execução de estruturas de concreto pré-moldado. Rio de Janeiro. ABNT, 1985.
APOLO, Gerônimo Lozano. Foriados v Losas de Piso - Focados Unidirecionales. Espanha: Ediciones G. L. A., 1979.
ARAÚJO, J. M. Curso de concreto armado. 2. Ed. Rio Grande, 2014. V.2.
BAUD, G.. Manual da Construção. São Paulo: Hemus. 1970.
BELGO. Manual Técnico de Lajes Treliçadas.40f. Grupo Arcelor.
CARVALHO, R. C.; PINHEIRO, L. M. Cálculo e detalhamento de estruturas usuais de concreto armado – Volume 2. São Paulo: Pini, 2009.
CHAVES, Roberto. Manual do construtor: para engenheiros, mestres de obras e profissionais de construção em geral. Dissertação de Mestrado. Escola de Engenharia de São Carlos – USP. São Carlos, 2012.
EL DEBS, M.K. (2000) Concreto pré-moldado: fundamentos e aplicações. São Carlos. Projeto REENGE. EESC – USP. FIGUEIREDO FILHO, Jasson R. Sistemas estruturais de lajes sem vigas: subsídios para o projeto e execução. Tese de Doutorado. Escola de Engenharia de São Carlos. Universidade de São Paulo. São Carlos, 1979.
FLÓRIO, Márcio C. Projeto e execução de lajes unidirecionais com vigotas em concreto armado. Tese de Pós-Graduação. Universidade Federal de São Carlos. São Carlos 2004.
FRANCA, A.B.M.; FUSCO, P.B. As lajes nervuradas na moderna construção de edifícios. São Paulo: AFALA & ABRAPEX, 1997.
LOPES, André F. O. Estudo técnico comparativo entre lajes maciças e nervuradas com diferentes tipos de materiais de enchimento. Tese de TCC. Universidade Federal de Pernambuco. Caruaru, 2012.
MARÇAL, Ana R. Estudo de lajes de concreto armado: comparativo de cálculo entre lajes treliçadas e maciças, utilizando método elástico. Trabalho de conclusão de curso. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, 2014.
MELO, Carlos E. E. Manual Munte de projetos em pré-fabricados de concreto. São Paulo: Editora Pini, 2004.
NAPPI, Sergio C.P. Análise Comparativa entre Laje Maciça, com Vigotes Pré-moldados e Nervuras. 1993.85f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1993.
PINHEIRO, Libanio M. Fundamentos do concreto e projetos de edifícios. Escola de Engenharia de São Carlos. Departamento de Engenharia de Estruturas. Universidade de São Carlos. São Carlos, 2007.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2019 Tarcísio Marcos do Nascimento, Gustavo de Miranda Salame Gidrao