Resumo
A ausência dos batimentos cardíacos e a interrupção das atividades respiratórias é denominada Parada Cardiorrespiratória (PCR), que pode ocorrer por inúmeras causas. Entre elas estão infarto agudo do miocárdio, doenças cardiovasculares, acidente automobilístico, obstrução respiratória e hemorragias. Cerca de 18,6 milhões de pessoas morrem a cada ano em virtude de doenças cardiovasculares no mundo. Segundo dados da American Heart Association, 40% dos indivíduos que sofrem uma parada cardiorrespiratória em ambientes extra-hospitalares recebem a manobra de ressuscitação cardiopulmonar iniciada por leigos. O objetivo deste estudo é elaborar uma cartilha educativa direcionada ao público leigo. Trata-se de um estudo metodológico com revisão de literatura que tem como propósito agrupar dados para construir uma tecnologia educativa sobre parada cardiorrespiratória voltada para a população no formato de cartilha educativa. O coração é responsável por bombear sangue oxigenado para todo o corpo. Com a PCR, não há fluxo de sangue adequado, logo, os órgãos vitais sofrem consequências irreversíveis após 5 minutos de parada. Portanto, quanto mais precoce for o reconhecimento e atendimento à vítima, maior será sua chance de sobrevivência. Orientar as pessoas quanto a aspectos relacionados à saúde auxilia o desenvolvimento de tomada de escolhas, trazendo consigo novos modelos de ensino e ajudando a população a construir conhecimento. Desse modo, a cartilha educativa será um suporte de ensino de qualidade em que a população terá acesso facilitado a como proceder diante de uma PCR, tendo como resultado a segurança para realizar as manobras de ressuscitação de forma eficiente, reduzindo a mortalidade. A cartilha, além de conter o passo a passo de como realizar o procedimento de RCP, conta também com imagens educativas, facilitando a população compreendê-la.
Referências
AMERICAN Heart Association. Destaque das diretrizes de RCP e ACE de 2020 da American Heart Association. 2020. Disponível em: https://cpr.heart.org/-/media/CPR-Files/CPR-Guidelines-Files/Highlights/Hghlghts_2020ECCGuidelines_Portuguese.pdf. Acesso em: 28 abr. 2023.
ESTEVÃO, W. F. P. Guia de atendimento em parada cardiopulmonar para equipe de primeiros socorros em ambientes offshore. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial) Escola de enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1052740. Acesso em: 22 out. 2023.
LIMA, M. M. de S. et al. Intervenção educativa para aquisição de conhecimento sobre primeiros socorros: revisão integrativa. Revista Oficial do Conselho Federal de Enfermagem, v.12, n. 1, p.147-153, jun. 2021. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1255353. Acesso em: 22 out. 2023.
LIMA, M. F. de et al. Treinamento de leigos em parada cardíaca e ressuscitação cardiopulmonar: revisão integrativa da literatura. In: EDITORA Científica Digital. Open Science Research III. São Paulo: Editora Científica Digital, 2022. Disponível em: https://www.editoracientifica.com.br/artigos/treinamento-de-leigos-em-parada-cardiaca-e-ressuscitacao-cardiopulmonar-revisao-integrativa-da-literatura. Acesso em: 22 out. 2023.
MONTEIRO, A. M. S. et al. Cartilha para leigos sobre reanimação cardiopulmonar. Cadernos de Extensão, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/12227. Acesso em: 22 out. 2023.
NETO, J. A. C. et al. Conhecimento e interesse sobre suporte básico de vida entre leigos. Int. J. Cardiovasc. Sci, v. 29, n. 6, p. 443-452, nov./dez. 2016. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-832404. Acesso em: 22 out. 2023.
PERGOLA, A. M.; ARAUJO, I. E. M. O leigo e o suporte básico de vida. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 43, n. 2, p. 335-342, 2009. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-518239. Acesso em: 22 out. 2023.
PINEDA, A. F. P. Atendimento à parada cardiorrespiratória por leigos: estudo de caso de um processo educativo. 2013. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.7.2013.tde-05062013-131516. Acesso em: 22 out. 2023.
SOUSA, A. R. de et al. Projeto “Coração batendo forte”: estratégias educativas de prevenção da parada cardiorrespiratória. Revista de Divulgação Científica Sena Aires, v. 10, n. 3, p. 561-573, 2021. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1342131?src=similardocs. Acesso em: 22 out. 2023.
SOUSA, M. A. O. de et al. Atendimento ao adulto em parada cardiorrespiratória: intervenção educativa para estudantes leigos. Enfermagem em Foco, v.12, n. 2, p. 360-364 2021. Disponível em: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/4183. Acesso em: 22 out. 2023.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Lavínia Alves Ribeiro, Amanda de Campos Broggian de Pádua, Eduardo Gabriel Fernandes, Renata Grachet, Maria Luiza Moreira de Souza Ferreira, Antônio Francisco Peripato Filho