Resumo
Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), realizada no campo da educação não-formal e suas reflexões para os que cumprem medidas socioeducativas em Liberdade Assistida – LA, na instituição Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS que teve por objetivo conhecer e discutir de que maneira a educação não-formal pode contribuir para a reflexão sobre esses adolescentes, na perspectiva dos profissionais e dos adolescentes. Adotou-se como metodologia a abordagem qualitativa, a fim de possibilitar que se conheça de forma aprofundada o objeto pesquisado. Considera-se uma pesquisa exploratória-descritiva, pois envolve levantamento bibliográfico e coleta de dados com sujeitos que tiveram experiências relacionadas aos aspectos pesquisados. Para o levantamento da coleta de dados, foram utilizados dois roteiros de entrevista semiestruturados, sendo um roteiro para entrevistar as duas profissionais e outro roteiro para entrevistar a adolescente e o adolescente. As informações coletadas deram-se a partir da Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciam, com base nos relatos das profissionais, da adolescente e do adolescente, que esse modelo de educação não-formal tem como possibilidade, por meio das práticas profissionais, de contribuir para as reflexões sobre os adolescentes em conflito com a lei, que estão cumprindo medida socioeducativa de LA, na perspectiva de garantir o acesso aos direitos no âmbito da escola, do trabalho, entre outros. Essasontribuições podem conduzir aos adolescentes uma possível mudança em suas vidas.
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