Perda de eficiência na destilaria
PDF

Palavras-chave

Eficiência
Destilaria
Vapor Vegetal

Como Citar

BONATTO, . B.; REGO, . de T. F. R. do. Perda de eficiência na destilaria: um estudo de caso da oscilação do vapor vegetal nas colunas de destilação. Revista Científica da FHO|Uniararas, Araras, SP, v. 7, n. 1, p. 99–106, 2019. DOI: 10.55660/revfho.v7i1.34. Disponível em: https://ojs.fho.edu.br:8481/revfho/article/view/34. Acesso em: 25 nov. 2024.

Resumo

O Brasil é um dos maiores produtores de cana-de-açúcar, e já produz quase um quarto do etanol gerado no mundo. Para isso, o setor sucroalcooleiro vem crescendo e se modernizando, desde a lavoura de cana-de-açúcar até a indústria para obter ganhos de eficiência e produtividade na produção de açúcar, etanol e energia. Porém, há interferências que geram uma perda de eficiência na etapa de destilação das empresas deste setor. Neste presente estudo, buscou-se entender a perda de eficiência na destilaria de uma empresa de grande porte, causada pela oscilação do vapor vegetal nas colunas de destilação, utilizando ferramentas da qualidade como Diagrama de Pareto para encontrar a principal causa e Diagrama de Ishikawa, analisando todos os fatores que envolvem o processo, a fim de identificar quais têm maior impacto no processo de obtenção do etanol, e propor sugestões para mitigá-los ou até mesmo eliminá-los.

https://doi.org/10.55660/revfho.v7i1.34
PDF

Referências

BESSA, L. C. B. A. Integração Térmica de Colunas de Destilação Alcoólica Multicomponente. 2012. 218 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia de Alimentos, Universidade Estadual de Campinas, Campinas - SP, 2012.

PRUDENCIATO, R. Energy consumption in the distillation process of ethanol and analysis of their impact variables: a case study in plant. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade de São Paulo.

NEUMANN, B.; CALMON, A. P. S.; AGUIAR, M. M.. Aplicação do ISA e Diagrama de Pareto como ferramentas de gestão do loteamento Lagoa Carapebus. Latin American Journal Of Business Manegement, Taubaté, Sp, Brasil, v. 9, n. 2, p.44-65, jun. 2013.

ARAÚJO, L. O. C. de et al. O Microplanejamento do Serviço de Concretagem: Análise e Aplicabilidade das Ferramentas da Qualidade. São Paulo-SP, 2001. 14p.

PEINADO, J.; GRAEML, A. R.. Administração da Produção: Operações Industriais e de Serviços. Curitiba: Unicenp, 2007. 748 p.

ALENCAR, J. F. de. Utilização do Ciclo PDCA para Análise de Não Conformidades em um Processo Logístico. 2008. 60 f., Juiz de Fora - MG.FORNARI JUNIOR, C. C. M.. Aplicação da Ferramenta da Qualidade (Diagrama de Ishikawa) e do PDCA no Desenvolvimento de Pesquisa para a reutilização dos Resíduos Sólidos de Coco Verde. Ingepro – Inovação, Gestão e Produção, v. 2, n. 9, p.1-9, set. 2010.

RODRIGUES, D.; ORTIZ, L.. Em direção à sustentabilidade da produção de etanol de cana de açúcar no Brasil. Brasil, p.1-37, out. 2006. Disponível em: http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Repositorio/cana4_000g7qv63sq02wx5ok0wtedt3xughe7o.pdf. Acesso em: 13 set. 2019.

VOCABULÁRIO

Flegmaça: Resíduo aquoso da retificação do flegma; Flegma: Mistura hidroalcoólica impura, principal produto de destilação na coluna A; Retificação: Operação de purificação e concentração do flegma; Vinhaça: Resíduo aquoso da destilação do vinho; Vinho: Produto de fermentação do mosto ou mosto fermentado.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Cássia Beatriz Bonatto; Paulo de Tarso Fernandes Ramos do Rego

Downloads

Não há dados estatísticos.