Resumo
Com base na abordagem de gestão por competências e em estudos sobre competências e mapeamento de competências, o presente estudo desenvolve-se sobre a lógica de que a gestão por competências emerge como alternativa aos modelos gerenciais tradicionais, pois sugere o alinhamento de esforços, de forma que as competências humanas possam dar amparo às competências organizacionais para o alcance dos objetivos estratégicos da organização. Nesse contexto, a pesquisa teve como objetivo geral desenvolver o processo de mapeamento de competências em um hospital do interior de São Paulo. A metodologia utilizada foi uma pesquisaação que envolveu o planejamento, implantação e discussão de um método de uma avaliação de competências em um hospital de uma cidade do interior de São Paulo, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Itapira. Conclui-se que a gestão baseada em competências ganha relevância na medida em que permite a dinamicidade em sua organização, por meio de instrumentos capazes de formar, desenvolver eavaliar as competências individuais, coletivas ou organizacionais.
Referências
BENETTI, K.C. et al. Avaliação de desempenho por competências: a realidade do CODT - Centro Oftalmológico de Diagnose e Terapêutica. Revista de Ciências da Administração (RCA), v. 9, n. 19, p. 179-198, 2007.
BOHLANDER, G.; SNELL, S. Administração de recursos humanos. 14 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
BRANDÃO, H.P.; ZIMMER, M.V.; GUAARÇONI, C.P.; MARQUES, F.; VIANA, H.; CARBONE, P.P.; ALMADA, V.F. Gestão de desempenho por competências: integrando a avaliação 360 graus, o balanced scorecard e a gestão por competências. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v.42, n.5, p.875-898, set./out. 2008.
CARVALHO, I.M.V.; PASSOS, A.E.V.M.; SARAIVA, S.B.C. Recrutamento e seleção por competências. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.
DALMAU, M.B.L.; TOSTA, K.C.B.T. O caminho do conhecimento: Desenvolvimento por competência. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC, 2009.
DALMAU, M.B.L.; BENETTI, K.C. Avaliação de desempenho. Curitiba: IESDE, 2008.
DUTRA, J.S. Competências: conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. São Paulo: Atlas, 2004.
FLEURY, M.T.L.; FLEURY, A.C.C. Alinhando estratégia e competências. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 44, n. 1, jan./mar, 2004.
GIL, A.C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008.
GRAMIGNA, M.R. Modelo de competências e gestão dos talentos. São Paulo: Pearson Makron Books, 2002.
LIMONGI-FRANÇA, A.C. Práticas de recursos humanos – PRH: conceitos, ferramentas e procedimentos. São Paulo: Atlas, 2011.
MOURA, L.R. Qualidade simplesmente total: uma abordagem simples e prática da gestão da qualidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.
ROBBINS, S.P.; JUDGE, T.A.E.; SOBRA, F. Pearson, 14. ed. 2010.
ROESCH, S.M.A. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
BRANDÃO, H.P.; CARBONE, P.P. Gestão de desempenho por competências: integrando a gestão por competências, o Balanced Scorecard e a avaliação 360º graus. RAP, FGV, 2008.
SILVA, F.M.; MELLO, S.P.T.; TORRES, I.A.C. O que se discute sobre gestão por competências no setor público: um estudo preliminar das construções. Revista de Administração da UFSM (ReA UFSM), v. 6, n. 4, p. 685-693, 2013.
ZARIFIAN, P. Objetivo competência: por uma nova lógica. São Paulo: Atlas, 2008.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2018 Sandra Helena Germiniani Graniero; Juliana Carrijo Melo Maluf; Luís Ângelo Ozan Maligieri