O ensino de ciências e as práticas inclusivas
PDF

Palavras-chave

Educação inclusiva
Ensino de ciências
Práticas educacionais inclusivas

Como Citar

MONTAN, . M.; GONÇALVEZ, . E.; MERCADANTE, . K. O ensino de ciências e as práticas inclusivas. Revista Científica da FHO|Uniararas, Araras, SP, v. 6, n. 1, p. 21–27, 2018. DOI: 10.55660/revfho.v6i1.50. Disponível em: https://ojs.fho.edu.br:8481/revfho/article/view/50. Acesso em: 22 nov. 2024.

Resumo

A inclusão, em todas as suas esferas, ainda é um desafio em pleno século XXI. A inclusão escolar professa o direito de todos os indivíduos, seja qual for sua limitação, ao sistema educacional. O ensino de Ciências deve desenvolver peculiaridades ao ser ministrado para alunos com deficiências, já que possui temas complexos e abstratos. Os materiais adaptados e os recurso educacionais são de extrema importância, pois proporcionam o desenvolvimento desses indivíduos. A proposta deste trabalho é realizar um levantamento bibliográfico de práticas inclusivas realizadas por professores de Ciências em situações de ensino com alunos com deficiências, bem como discutir o papel do professor desta disciplina na inclusão desses alunos. O docente precisa saber lidar com as diferenças na sala de aula, utilizando-se de atividades lúdicas que abrangem aspectos importantes no desenvolvimento do alunado, tornando sua aprendizagem mais eficaz.

https://doi.org/10.55660/revfho.v6i1.50
PDF

Referências

BOCALETI, A. S.; OLIVEIRA, J. V.; KLEIN, T. A. S. Inclusão no ensino de Ciências: relato de experiência. In: VI Simpósio de Pesquisa e Pós-graduação em Educação. Desafios atuais paraeducação, p. 126-130, 2010. Disponível em: http://ccbs.sites.ufms.br/files/2015/08/INCLUSAO-NO-ENSINO-DE-CIENCIAS-RELATO-DE-EXPERIENCIA.pdf. Acesso em: 25 fev. 2017.

DIAS, A. B.; CAMPOS, L. M. L. A Educação Inclusiva e o ensino de Ciências e de Biologia: a compreensão de professores do ensino básico e de alunos da licenciatura. In: IX ENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindoia. Atas. Aguas de Lindoia: ABRAPEC, 2013. Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/resumos/R1057-1.pdf. Acesso em: 17 fev. 2017.

FIGUEIREDO, M. C. O. et al. A construção do jogo didático “casinha dos animais”: uma possibilidade para o ensino de zoologia a alunos com necessidades educacionais especiais. Experiências em ensino de Ciências, v. 9, n. 1, p. 28-36, 2014. Disponível em: http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID230/v9_n1_a2014.pdf. Acesso em: 16 fev. 2017.

FREITAS, A. C. O. Utilização de recursos visuais e audiovisuais como estratégia no ensino de Biologia. 2013. 50f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Estadual do Ceará, Beberibe, 2013. Disponível em: http://www.uece.br/sate/index.php/downloads/doc_download/2145-iobbrbeofreitas. Acesso em: 4 mar. 2017.

GOYA, P. R. L. et al. Materiais didáticos de Ciências e Biologia para alunos com necessidades educacionais especiais. Revista da SBEnBIO, n.7, p.6173-6184, 2014. Disponível em: http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wpcontent/uploads/2014/11/R0370-1.pdf. Acesso em: 5 mar. 2017.

LIPPE, E. M. O.; CAMARGO, E. P. O ensino de Ciências e seus desafios para a inclusão: o papel do professor especialista. São Paulo, 2009. Disponível em: http://books.scielo.org/id/g5q2h/09. Acesso em: 2 fev. 2017.

OLIVEIRA, W. D.; MELO, A. C. C.; BENITE, A. M. C. Ensino de Ciências para deficientes auditivos: um estudo sobre a produção de narrativas em classes regulares inclusivas. Revista Eletrônica de Investigação em Educação em Ciências, v. 7, n. 1, p. 1-9, 2012. Disponível em: http://www.scielo.org.ar/pdf/reiec/v7n1/v7n1a01.pdf. Acesso em: 9 fev. 2017.

RAMOS, A. C. C. Ensino de Ciências e educação de surdos: um estudo em escolas públicas. 2011. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Nilópolis, 2011. Disponível em: http://www.ifrj.edu.br/webfm_send/3047. Acesso em: 22 jan. 2017.

SILVA, C. F.; GAIA, M. C. M. Educação Inclusiva e o ensino de Ciências. 2013. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:-RoFBQPfMY4J:www3.izabelahendrix.edu.br/ojs/index.php/aic/article/view/402/364+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em: 3 fev. 2017.

SILVA, F. A. B. O professor de biologia diante da inclusão de alunos com deficiência: desafios, limites e possibilidades. 2013. 50 f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Estadual do Ceará, Beberibe, 2013. Disponível em:

http://www.uece.br/sate/index.php/downloads/doc_download/2142-biobbrbeariella. Acesso em 22 fev. 2017.

SOUZA, V. C. A. O ensino de Ciências e seus desafios inclusivos: o olhar de um professor de química sobre a (in)diferença escolar. 2010. Disponível em: http://proex.pucminas.br/sociedadeinclusiva/Vseminario/Anais_V_Seminario/educacao/comu/O%20ENSINO%20DE%20CIENCIAS%20E%20SEUS%20DESAFIOS%20INCLUSIVOS%20.pdf. Acesso em: 3 fev. 2017.

TAVARES, L. H. W.; CAMARGO, E. P. Inclusão escolar, necessidades educacionais especiais e ensino de Ciências: alguns apontamentos. Ciência em Tela, v. 3, n. 1, 2010. Disponível em: http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/artigos/0210_tavares.pdf. Acesso em 25 fev. 2017.

TEODORO, N. C. et al. A inclusão escolar e o ensino de biologia: a visão dos alunos. Revista da SBEnBIO, n.7, p.5957-5968, 2014. Disponível em: http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0587-1.pdf. Acesso em: 23 fev. 2017.

VIVEIROS, E. R.; CAMARGO, E. P. Ensino de Ciências e matemática num ambiente inclusivo: pressupostos didáticos e metodológicos. In: XVIII Semana da licenciatura em matemática, Bauru, 2006. Disponível em: http://www2.fc.unesp.br/encine/documentos/AP/2006/2-ensino+de+ciencias+e+matematica+num+ambiente+inclusivo+pressupostos+didaticos+e+metodologicos.doc. Acesso em: 2 fev. 2017.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 Jaqueline Moreira Montan; Júlia Eugênia Gonçalvez; Patrícia Kelly Mercadante

Downloads

Não há dados estatísticos.