Por quantas anda a literatura na escola?
PDF

Palavras-chave

Literatura na escola
Formação integral
Descompasso entre discurso oficial e ensino da literatura
Promoção de leitores literários
Problemas com o ensino da literatura
Tempo para a literatura na escola

Como Citar

VASQUES, . M. Por quantas anda a literatura na escola? ponderações sobre o espaço que a literatura ocupa na educação brasileira. Revista Científica da FHO|Uniararas, Araras, SP, v. 4, n. 1, p. 74–82, 2016. DOI: 10.55660/revfho.v4i1.67. Disponível em: https://ojs.fho.edu.br:8481/revfho/article/view/67. Acesso em: 9 out. 2024.

Resumo

Este artigo busca contribuir para o debate sobre a importância da arte literária na formação integral de indivíduos reflexivos, criativos, participativos e autônomos, conforme postulam os documentos oficiais brasileiros em seus discursos. Apresentamos o descompasso que existe, no Brasil, entre as metas desejadas pelo Governo e a prática vigente nas escolas – instituições que deveriam formar integralmente seus alunos e, como parte dessa formação, promover leitores literários, mas não o fazem, por conta de diversos problemas, entre os quais destacamos: o tempo irrisório destinado à literatura nos currículos da Educação Básica e a deficiência nos cursos de licenciatura em Letras e Pedagogia quanto à psicologia do desenvolvimento e à literatura infantil e juvenil, conhecimentos basilares e acentuadamente necessários para tratar com o público escolar (crianças, adolescentes e jovens).

https://doi.org/10.55660/revfho.v4i1.67
PDF

Referências

BARBOSA, J. A. Literatura Nunca é Apenas Literatura. Série Idéias, n. 17. São Paulo: FDE, 1994. p. 21-26. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/lei_a.php?t=013. Acesso em: 14 abr. 2011.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. v. 3.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. 3. ed. Brasília: A Secretaria, 2001a.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. 3. ed. Brasília: A Secretaria, 2001b.

BRASIL. Lei n. 12.244, de 24 de maio de 2010. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País. Diário Oficial [da] União, 25 maio de 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12244.htm. Acesso em: 30 abr. 2017.

CADEMARTORI, L. O que é literatura infantil. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1991. (Coleção Primeiros Passos, 163).

CUNHA, M. A. A. Balanço dos anos 60/70. In: SERRA, E. D’A. (Org.). 30 anos de literatura para crianças e jovens: algumas leituras. Campinas, SP: Mercado das Letras: Associação de leitura do Brasil, 1998. (Coleção Leituras no Brasil).

LAJOLO, M. Literatura: leitores e leitura. São Paulo: Moderna, 2001.

MACHADO, A. M. Silenciosa algazarra: reflexões sobre livros e práticas de leituras. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

POSSENTI, S. Pragas da Literatura. Série Idéias, n. 13. São Paulo: FDE, 1994. p. 27-33. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/lei_a.php?t=006. Acesso em: 17 abr. 2015.

SILVA, E. T. da. A Leitura no Contexto Escolar. Série Idéias, n. 5. São Paulo: FDE, 1988. p. 63-70. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/lei_a.php?t=006. Acesso em: 17 abr. 2015.

SORIANO, M. Guide de littérature pour la jeunesse: courrants, problèmes, choix d’auteurs. Paris: Flammarion, 1975.

ZILBERMAN, R. Literatura Infantil: livro, leitura, leitor. In: ZILBERMAN, R (Org.). A produção cultural para a criança. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982, p. 93-115. (Novas Perspectivas, 3).

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Cristina Maria Vasques

Downloads

Não há dados estatísticos.