Desempenho funcional de crianças com paralisia cerebral quadriplégica hipertônica
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Palavras-chave

Avaliação do desempenho
Paralisia cerebral
Desempenho funcional

Como Citar

SILVA, . L. da; UMANZOR ORDENES, . E. .; BATISTELA, . C. T. .; SANTOS, . V. D.; BONFANTE, . B. Desempenho funcional de crianças com paralisia cerebral quadriplégica hipertônica: estudo de casos. Revista Científica da FHO|Uniararas, Araras, SP, v. 1, n. 1, p. 40–44, 2013. DOI: 10.55660/revfho.v1i1.99. Disponível em: https://ojs.fho.edu.br:8481/revfho/article/view/99. Acesso em: 23 nov. 2024.

Resumo

A Paralisia Cerebral (PC) é caracterizada como um grupo não progressivo, mas frequentemente mutável, de distúrbios motores, especialmente do tônus e da postura, que ocorrem após a lesão do Sistema Nervoso Central (SNC) em desenvolvimento. O objetivo do presente estudo foi avaliar o desempenho funcional de crianças com paralisia cerebral do tipo quadriplégica hipertônica. Para isso, foi aplicado, por meio de entrevista, o teste Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI), ao qual foram submetidos os pais ou responsáveis por seis crianças, com idade entre 1 ano e meio e 6 anos e 10 meses, sendo duas do sexo feminino e quatro do masculino. Os resultados demonstraram que  o desempenho das crianças quadriplégicas hipertônicas foi inferior em todas as áreas avaliadas pelo PEDI, em que o padrão de normalidade varia  entre 30 a 70 pontos. Também revelaram que a média de escore normativo foi de 15,63 na área de autocuidado e de 15,28 na de função social. Já na área de mobilidade, o escore normativo foi menor que 10. Concluiu-se, portanto, que o desempenho funcional de crianças com paralisia cerebral do tipo quadriplégica hipertônica é inferior ao padrão de normalidade esperado, sendo a área de mobilidade a mais prejudicada.

https://doi.org/10.55660/revfho.v1i1.99
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